PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - João Bosco

João Bosco capa.jpg

 
João Bosco de Freitas Mucci, mais conhecido como João Bosco, ocupa o ranking como um dos maiores cantores, violonistas e compositores do Brasil.
Filho de pai libanês, e irmão do também músico Tunai, João Bosco começou a tocar violão aos 12 anos de idade, incentivado por uma família repleta de músicos. Suas primeiras influências foram 'Ângela Maria', 'Cauby Peixoto', 'Elvis Presley' e 'Little Richard', integrou a banda X-Gare (inspirada na canção "She's got it" de Richard).
Alguns anos depois, iniciou na Escola de Minas em Ouro Preto cursando Engenharia Civil. Apesar de não deixar de lado os estudos, dedicava-se sobremaneira à carreira musical, influenciado principalmente por gêneros como jazz e bossa nova e pelo tropicalismo. 
Foi em Ouro Preto, em 1967, na casa do pintor 'Carlos Scliar', que conheceu 'Vinícius de Moraes', com o qual compôs as seguintes canções: 'Samba do Pouso' e 'O Mergulhador', dentre outras.
Em 1970 conheceu aquele que viria a ser o mais frequente parceiro, 'Aldir Blanc' com quem compôs mais de uma centena de canções a exemplo de: 'O Mestre Sala dos Mares', 'O Bêbado e a Equilibrista', 'Bala com Bala', 'Kid Cavaquinho', 'Caça à Raposa', 'Falso Brilhante', 'O Rancho da Goiabada', 'De Frente pro Crime', 'Fantasia', 'Bodas de Prata', 'Latin Lover', 'O Ronco da Cuíca', 'Corsário', dentre muitas outras.
A primeira gravação saiu no disco de bolso do jornal 'O Pasquim: Agnus Sei' (1972). No ano seguinte, assinou contrato com a gravadora RCA, lançando o primeiro disco, que levava apenas seu nome.
Em 1972 conheceu 'Elis Regina', que gravou uma parceria sua com Blanc: 'Bala com Bala', cuja a carreira deslanchou depois da interpretação da cantora para o bolero 'Dois pra lá, Dois pra cá'.
Com quase trê dezenas de discos autorais lançados, além de participação nos trabalhos de outros artistas, 'João Bosco' é uma referência da MPB e sempre está em turnê pelo país soltando os trinados e apresentando o seu vasto repertório para públicos da mais variadas faixas etárias que curtem a sua musicalidade.
Neste sábado, dia 06 de abril, às 21h, o multifacetado artista subirá ao palco do Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE), para soltar a voz em única e brilhante apresentação.
Mas, antes da realização do belo show, 'João Bosco' conversou informalmente com o BACANUDO.COM, onde citou algumas das suas preferências do dia a dia. Confira!  
 
*Meu filme - "Laura". Película dos anos 40, dirigido por Otto Preminger.
*Minha música - "Construção", de 'Chico Buarque'.
*Minha cidade - Ponte Nova (MG), onde nasci e passei a minha infância e juventude.
*Minha bebida - Era whisky Lafroaig puro. Agora estou numa fase só de água sem gelo.
*Minha comida - O que mora no mar.
*Minha estação do ano - O outono.
*Meu paraíso - Meu violão Sugiyama modelo 81.
*Minha fraqueza - Doces portugueses.
*Meu pecado - Era Ava Gardner. Agora não peco mais!
*Meu vício - Cinema. Viver é melhor que sonhar, mas eu prefiro cinema!
*Meu medo - Meu medo se chama insônia
*Minha flor - Croton verde e amarelo.
*Meu esporte - Sentar com o violão no colo.
*Meu lazer - O day off.
*Minha etiqueta - Respeito e bom senso.
*Meu cheiro - São as rosas (que nao falam ), do 'Cartola'.
*Meu ídolo - 'Pelé'.
*Meu sonho - Ser o 'Pelé'.
*Minha inspiração - 'Dorival Caymmi'.
*Meu arrependimento - Daquilo que ainda não fiz.
*Meu compositor - 'Antônio Carlos Jobim'.
*Meu restaurante - É a animada e cheia de gente conversando 'Pizzaria Braz', no Jardim Botanico (RJ).
*Minha paisagem - O quintal da minha casa onde moro.
*Minha indiferença - Tanto faz se é noite ou dia, o que importa é viver.
*Meu exagero - Não tenho exagero. Nós éramos 10 irmãos. Tudo era dividido pelos 10. Me acostumei com o que me é de direito.
*Minha impaciência - Diz respeito aos que não têm paciência.
*Meu lugar no mundo - É no avião.
*Meu lugar na casa - É a sessão de cinema no quarto com minha companheira.