PUBLICIDADE

Banner

Egresso do Senac-SE vence o Prêmio Gastronomia Preta na categoria bartender

Samuel Oliveira.jpg

 
O prêmio do Festival de Gastronomia Preta 2023, na categoria bartender, pertence ao Estado de Sergipe. O vencedor foi o egresso do Senac Sergipe, Samuel Oliveira, que apresentou o drink à base de mangaba. Samuel fez o curso de Garçom ofertado pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e descobriu a sua vocação no mundo dos drinks e coquetéis.
 
Para participar da premiação, ele contou com total apoio do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, que o levou inclusive para conhecer o trabalho das catadoras de mangaba e a cadeia produtiva da fruta. O drink que ele apresentou, competiu com mais dois, preparados pelos bartenders Ana Negra, de Brasília, e Fernando Spolaor, de São Paulo.
 
“Estou bastante feliz por essa conquista em um festival nacional. Sou grato a todos que sonharam junto comigo. O apoio do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac foi essencial para a minha vitória, pois se não fosse essa ajuda, não conseguiria ter ido ao Rio de Janeiro apresentar o drink no festival”, declarou Samuel Oliveira.
 
O bartender relembra o momento quando seu nome foi anunciado como o ganhador do prêmio.
 
“Foi muita emoção quando anunciaram meu nome como ganhador. A minha primeira reação foi ficar parado e vi um filme passando na minha cabeça sobre tudo que sempre lutei, que corri atrás. Foi uma fração de segundos para eu perceber que tinha ganho. Comecei a escutar o pessoal perguntando “Cadê o Samuel?” e daí me toquei que era eu mesmo e fui para o palco receber a premiação”.
 
Gastronomia Preta
 
O Festival Gastronomia Preta, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) RJ e na Praça da Pira, nos dias 25 e 26 de novembro de 2023, é um evento pensado para que as pessoas pretas assumam seus papéis de destaque por meio da culinária. A ideia do Festival surgiu após a realização da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta, em 2022, quando foi muito bem recebido pelo público e pela mídia especializada.
 
O Prêmio Gastronomia Preta celebrou os melhores profissionais da Gastronomia em todo o Brasil, com a revelação dos ganhadores em 26 categorias e três homenagens.
 
A cerimônia de entrega aos vencedores aconteceu no final da tarde e início da noite do dia 26 de novembro, no palco do Festival Gastronomia Preta, conduzida pelos chefs Paulo Rocha e Aline Guedes. Após a premiação, o evento foi finalizado com a apresentação da bateria da GRES Beija-Flor – Escola de Samba Oficial do Festival Gastronomia Preta.
 
(Por: Assessoria)