PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Tânia Alves

Tânia Alves novembro 2023.jpg

(Foto: Divulgação)


 
A atriz, cantora e empresária Tânia Alves nasceu no Rio de Janeiro, viveu toda a sua infancia em Copacabana, a adolescência na Praia Vermelha, depois Rio Comprido, Copacabana outra vez, depois na Bahia, depois no mundo... Toquio, Roma, New York...
Cursou a Faculdade de Letras na UFRJ, se formou instrutora de Svasthya Yôga pelo Mestre De Rose, mas foi apenas depois do primeiro casamento desfeito e de uma filha, que começou sua carreira artística.
No Teatro protagonizou várias peças como os musicais 'A Ópera do Malandro', 'Calabar', 'Viva o Cordão Encarnado' (prêmio de atriz revelação pela APCT) e 'E daí, Isadora?' dirigida por Bibi Ferreira, a adaptação para musical do livro 'Tieta do Agreste', de Jorge Amado e mais recentemente 'Palavra de Mulher', pelo qual foi indicada ao Prêmio Bibi Ferreira de melhor atriz de musicais, e 'Como Eliminar seu Chefe', musical da Broadway.
Além dos musicais, abrilhantou peças marcantes como 'Os Monólogos da Vagina', sucesso de Miguel Falabella.
Estrelou filmes como 'Cabaré Mineiro' (premio Kikito de melhor atriz coadjuvante), 'O Olho Mágico do Amor' (prêmio de melhor atriz pela APCA), 'Paraíba, Mulher Macho' (prêmio de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Havana, em Cuba e no Festival Internacional de Cinema de Cartagena, na Colômbia), 'O Mágico e o Delegado' (indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília), entre outros.
De seus muitos trabalhos na Televisão, os mais importantes foram a minissérie 'Lampião e Maria Bonita' (medalha de Ouro nos EUA), o especial 'Morte e Vida Severina' (prêmio “Hondas” na Espanha e Emmy nos EUA), a minissérie 'Órfãos da Terra' (prêmio de melhor seriado no Festival de Locarno, na Suíça), as novelas 'Tititi', 'Pedra Sobre Pedra' e 'O Clone', na TV Globo, 'Pantanal' e 'Mandacaru' na extinta TV Manchete, 'Marcas da Paixão' e 'Essas Mulheres' na TV Record, e de volta à TV Globo em 2010/2011, o mais recente sucesso foi 'Araguaia'. Teve ainda no ano de 2011, o prazer de fazer uma participação especial na novela '“Laços de Sangue', na SIC de Portugal.
Como cantora já gravou mais de 20 CDs, entre eles: 'Dona de Mim', 'Folias Tropicais' e 'Humana' (gravados na Bahia), 'Brasil-Brazil' (gravado nos EUA), 'Todos os Forrós' e uma coleção de CDs de bolero, incluindo 'De Bolero em Bolero', gravado no México, que originou DVD do show homônimo dirigido por Cláudio Tovar.
Em todos esses anos tem realizado inúmeros shows no Brasil e no exterior.
O mais recente 'Alma Latina' alterna atualmente com o show 'Palavra de Mulher', onde canta com Lucinha Lins e Virgínia Rosa as músicas femininas de Chico Buarque de Holanda, seu padrinho musical.
Como proprietária do 'Spa Maria Bonita', há 20 anos realiza um trabalho profundo em relação à saúde, beleza, desintoxicação, qualidade de vida e meio ambiente. Por causa de seu envolvimento com estas causas, recebeu em 2011 o Premio Sócio-Ambiental Chico Mendes e a Medalha Tiradentes.
Escreveu o livro 'Emagreça Feliz', produziu o kit 'Emagreça para Sempre com o Programa do Spa Maria Bonita', que contém dois livros, um DVD e um CDd de meditação. Já colaborou com a revista 'Mulher Mais Bonita', escrevendo uma coluna bimestral sobre os temas acima e com uma coluna mensal para a Revista Real, de Londres.
Desde 2021 já atuou nos filmes 'TPM, Mon Amour', 'Tudo de Bom', 'O Aniversário do Sr. Lair', 'Senhoritas', participou de uma série infantil na Globoplay, em um dos maiores sucessos da Netflix a série 'Olhar Indiscreto', além de ter estreado o seu primeiro monólogo de teatro 'Criogenia de D'.
No momento está filmando 'Tiro Certo' e enquanto se prepara para novos contratos para o áudio/visual e shows, dedica-se a seus 'Spas Maria Bonita', um fincado em Friburgo e o outro em Ipanema (RJ), onde funciona seu restaurante vegetariano, o 'Spazziano',
Segundo Tânia toda esta inquietude só se revelou após uma infância e adolescência enclausurada pela educação tradicional e repressora da sua geração.
Desde então, vem descontando o tempo perdido vivendo intensamente, aproveitando todas as oportunidades de crescimento e aprendizado que a vida lhe oferece e levando sua contribuição ao mundo nas emoções que transmite como artista e nos ensinamentos sobre saúde e qualidade de vida.
Considera fundamental esta gratidão de reverter ao mundo todas as bênçãos e talentos que recebe do universo.
Quando não está trabalhando, Tânia ama ir ao cinema, dançar, cozinhar, viajar, conhecer novas culturas e costumes de outras terras, praticar esportes radicais que desafiem seus limites como o windsurf, o esqui na neve, o snowboard, o rapel, o rafting, a escalada, o mergulho...
Ama acima de tudo ficar em contato com a natureza.
Entrevistada pelo Bacanudo.com, essa simpaticíssima e talentosa artista citou com muito bom humor algumas das suas preferências do cotidiano, longe das responsabilidades profissionais. Tânia Alves é um show!
 
*Meu livro - "Tao Te Ching ", de Lao Tse.
*Meu filme - "Blade Runner" (O Caçador de Andróides), dirigido por Ridley Scott. 
*Minha música - "Careless Whisper", de George Michael.
*Minha cidade - O Rio de Janeiro.
*Minha cara - Uma praia deserta.
*Minha bebida - Suco verde.
*Minha comida - Comida baiana. 
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - Santo André, no sul da Bahia.
*Minha fraqueza - Meus descendentes. A felicidade deles é a minha felicidade!
*Meu pecado - Preguiça. 
*Meu vício - Perfeccionismo
*Meu medo - De baratas, ratos, morcegos, de ser atropelada, ficar doente ou perder um ente querido.
*Minha flor - Orquídea.
*Meu esporte - Ski na neve, snowboard, escalada, mergulho, rappel, wind surf, rafting
*Meu lazer - Cinema.
*Minha etiqueta - Respeitar a opinião alheia. 
*Meu cheiro - Do perfume Kareena.
*Meu ídolo - Michael Jackson.
*Meu sonho - Ter contato com inteligências de outros planetas
*Minha inspiração - 'Bibi Ferreira'.
*Meu arrependimento - Não ter dito não na hora certa, em determinadas ocasiões.
*Meu compositor - 'Chico Buarque de Hollanda'.
*Meu restaurante - O 'Spazziano', meu restaurante vegano, em Ipanema (RJ).
*Minha paisagem - A praia do Recreio, na Reserva (RJ), que é a vista da minha casa. 
*Minha indiferença - Sou indiferente aos arrogantes.
*Meu exagero - Mania de perfeição.
*Minha impaciência - Com processos lentos. Gosto de resultados mais rápidos!
*Meu lugar no mundo - Na minha cama.
*Meu lugar na casa - A minha cama (risos).