PUBLICIDADE

Banner

Faleceu em Salvador o ator e diretor de teatro sergipano, Harildo Déda

Harildo Déda.jpg

 
Sergipano da cidade de Simão Dias (SE), subiu para o andar de cima aos 83 anos de idade, em Salvador, o ator e diretor de teatro Harildo Déda, considerado um dos grandes nomes do teatro baiano. 
 
Harildo estava internado no Hospital Português, no bairro da Barra, e morreu de falência múltipla dos órgãos.
Na manhã desta terça, 19 de setembro, Harildo será homenageado no Teatro Martim Gonçalves, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), de onde era professor aposentado. Em seguida, o corpo virá para Sergipe, onde ele será sepultado.
 
Sobre o artista
 
Aos 12 anos de idade, Harildo Déda se mudou de Sergipe para Salvador para estudar no internato 'Dois de Julho', onde iniciou-se nas artes cênicas, sempre participando das peças teatrais que eram realizadas no local.
 
Ao longo de sua carreira, trabalhou em várias produções de teatro, cinema e televisão. Atuou em inúmeros filmes, a exemplo de 'Central do Brasil', 'Tieta do Agreste' e 'Cidade Baixa'. Sua estréia no cinema foi em 'A construção da moto', filme que nunca foi lançado, pois a censura dos anos 1960 impediram a película de ser exibida nos cinemas.
 
Na televisão atuou nas séries 'O Pagador de Promessas', 'Dona Flor e seus Dois Maridos' e 'Carga Pesada'.
 
No teatro, participou de mais de 80 peças como ator e aproximadamente três dezenas de produções teatrais como diretor.
 
Foi professor da 'Escola de Teatro' da Universidade Federal da Bahia, sendo o mestre de vários atores, como Vladimir Brichta, entre outros artistas famosos. Sua dedicação ao ensino das artes cênicas foram reconhecidos quando ele completou 80 anos, com a homenagem da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que batizou uma de suas salas com o nome dele, no Espaço Cultural Boca de Brasa, fincado na Barroquinha, em Salvador.
 
(Fonte: g1 BA)