PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - André Morais

André Morais.JPG

(Foto: Divulgação)


 
Completando 20 anos de carreira, André Morais é paraibano da cidade de João Pessoa e possui uma trajetória  pavimentada por três pilares fundamentais: a música, o teatro e o cinema. O multiartista é autor de canções em parceria com grandes nomes da música popular brasileira, a exemplo de Chico César, Carlos Lyra, Ná Ozzetti, Sueli Costa, Ceumar, Milton Dornellas, Socorro Lira e Seu Pereira. 
Já cantou e gravou ao lado de nomes como Elza Soares, Ney Matogrosso, Mônica Salmaso, Naná Vasconcelos e Tetê Espíndola. 
Lançou o seu 1º álbum, 'Bruta Flor', em 2011, sendo vencedor do Prêmio Nacional Grão de Música. Seu 2º álbum, 'Dilacerado', foi eleito um dos 100 melhores lançamentos nacionais de 2015, segundo o site Jardim Elétrico.
Agora, está lançando o seu terceiro álbum autoral, 'Voragem'. A ideia, segundo André é ir soltando as músicas mensalmente. 
A primeira, intitulada 'A Lira Nua' foi lançada no último dia 27 de julho de 2023, e na terça-feira, dia 22 de agosto, data do aniversário de André, ele lançou 'Cantar e Sangrar, parceria do artista com a cantora e compositora Lucina, contando com a participação especial de Ney Matogrosso.
No teatro, viajou pelas cinco regiões do país, em mais de 60 cidades, como ator e criador do monólogo 'Diário de Um Louco', baseado no conto russo de Nicolai Gogol. 
Nesses 20 anos de trajetória dedicados ao teatro de grupo, já viveu personagens como Édipo, de Sófocles, Macbeth, de Shakespeare, Augusto dos Anjos e o Severino de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. 
Nesse momento, está em cartaz com o espetáculo musical Memórias de Terra e Água, baseado na obra do escritor moçambicano Mia Couto.
No cinema, seu primeiro filme, o curta-metragem Alma, participou de mais de 20 festivais no Brasil e no exterior. Recebeu o prêmio de Melhor Curta do Festival Latino-Americano de Toronto no Canadá. Seu 1º longa-metragem como autor e diretor, Rebento, estreou em janeiro de 2018, na seleção oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes e foi vencedor de 27 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio de Melhor Filme Internacional no Diorama Film Festival em Nova Dehli, na Índia, o Prêmio Especial do Júri no Los Angeles Brazilian Film Festival e o prêmio de Melhor Diretor Estreante no Oniros Film Awards em Aosta, Itália. Nesse momento, está em fase de finalização do seu segundoº longa, Malaika.
Entrevistado pelo Bacanudo.com, o multifacetado artista citou algumas das suas preferências fora dos palcos, studios e sets de filmagem. Conheça!
 
*Meu livro - "A Alma Imoral", de 'Nilton Bonder'.
*Meu filme - "Retrato de Uma Jovem em Chamas", dirigido por Céline Sciamma.
*Minha música - "O que será", de 'Chico Buarque'.
*Minha cidade - João Pessoa (PB).
*Minha cara - Short jeans e camiseta. 
*Minha bebida - Coca Zero.
*Minha comida - Frutos do mar. Sou filho de pescador!
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - O palco.
*Minha fraqueza - O doce Surpresinha de Uva.
*Meu pecado - Não acredito em pecado.
*Meu vício - Nenhum.
*Meu medo - De não ser compreendido como artista.
*Minha flor - Carinho de mãe.
*Meu esporte - Pilates e natação.
*Meu lazer - Vinho com os amigos.
*Minha etiqueta - Gentileza é fundamental!
*Meu cheiro - De Balm e pós-barba.
*Meu ídolo - 'Elza Soares'.
*Meu sonho - Me expandir cada vez mais como artista.
*Minha inspiração - 'Ney Matogrosso'.
*Meu arrependimento - Não lembro de nenhum.
*Meu compositor - 'Paulo César Pinheiro'
*Meu restaurante - Um boteco praieiro com peixe fresco.
*Minha paisagem - Pôr do sol sobre o Rio Sanhauá, em João Pessoa (PB).
*Minha indiferença - Para a hipocrisia.
*Meu exagero - Tomar muitos banhos por dia.
*Minha impaciência - De trânsito.
*Meu lugar no mundo - Ser artista.
*Meu lugar na casa - Me balançando na rede.