PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Tóia Ferraz

Vitória Ferraz foto Erika de Faria.jpg

(Foto: Erika de Faria)


 
A paulistana Tóia Ferraz subiu aos palcos do teatro pela primeira vez aos 15 anos, em 'A Flauta Mágica', de Wolfgang Amadeus Mozart. Nessa época, ela descobriu sua paixão pela arte e, desde então, dedica-se a estudar e se aprimorar como atriz. 
Ela já frequentou importantes escolas de teatro, como a Escola Célia Helena onde teve o privilégio de ser aluna da atriz/diretora teatral Lígia Cortez; passou pela Oficina dos Menestréis, pelo Ateliê de Artes e Ofício e pelo Studio Fátima Toledo. Também cursou oficinas com o diretor brasileiro Nilton Travesso e com o diretor e preparador argentino, Eduardo Milewicz.
Em 2017, decidiu que era o momento de se renovar e aprofundar suas técnicas de interpretação, e decidiu ingressar na conceituada escola de interpretação Maggie Flanigan Studio, em New York, nos Estados Unidos.
Entre os trabalhos, a atriz tem em seu currículo espetáculos teatrais como 'Vestido de Noiva', de Nelson Rodrigues e direção de Yara de Novaes; 'A Sétime Arte', de Candé Brandão; e 'Contos de Machado', de Ademir Emboava e direção de Ligia Cortez. 
Já no cinema, esteve nos curtas metragens 'Ana' (2017), com direção de Manuela Berlanga; 'O Dia da Marmota', de Rodrigo Fernandes; 'O Avesso', de Martina Sonksen; e 'Caminhos', de Alan Safro Berenstein. 
Em 2018, estreia seu primeiro longa-metragem, 'Todo Carnaval Tem Seu Fim', com direção de Vitor Baumgratz (sem previsão de estreia). Além de ser um dos nomes confirmados no elenco do longa 'Deus não erra', de Afonso Poyart, que traz grandes nomes, como Deborah Secco, Marcello Serrado, Otávio Muller, Ailton Graça e Zezé Motta. 
Nas telinhas, Tóia esteve nas séries 'Patrulha Salvadora (2014), de Ricardo Mantoanelli; 'Três Teresas', de Luiz Villaça; 'Rua Augusta', de Pedro Morelli e Fabio Mendonça; entre outras. 
Atualmente ela está no ar na série 'Ilha de Ferro', da TV Globo, que conta com direção de Afonso Poyart. Na produção, Tóia vive a personagem Rocha, uma mulher de grande fibra. 
“O convite para o teste veio pelo diretor Afonso Poyart, com quem eu já tinha trabalhado em alguns comerciais publicitários, em São Paulo. Assim que eu voltei de Nova York, ele me contou sobre o projeto da Ilha e perguntou se eu topava fazer um teste para interpretar Rocha. Quando ele me mostrou a primeira imagem da plataforma, eu falei: ‘quero fazer essa mulher’”, revela.
Além de atuar, Tóia também cria e realiza trabalhos pela Banka Produções - estúdio que fundou com outras duas atrizes -, e é formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Entevistada pelo BACANUDO.COM a jovem atriz que vem comprovando muito talento e que ainda atuará em grandes produções, citou gentilmente algumas das suas preferências. Conheça mais um pouco de Tóia Ferraz.
 
*Meu livro - "Rita Lee", autobiografia.
*Meu filme - "Cisne Negro", dirigido por Darren Aronofsky.
*Minha música - "Ouro de Tolo", de Raul Seixas.
*Minha cidade - São Paulo.
*Minha cara - Dançar no carro.
*Minha bebida - Caipirinha.
*Minha comida - Pão de queijo quentinho.
*Minha estação do ano - O verãoooooo.
*Meu paraíso - Juquehy, litoral norte de São Paulo.
*Minha fraqueza - Saber dizer não.
*Meu pecado - Todos os tipos de queijo.
*Meu vício - Tomar sol.
*Meu medo - Não realizar meus projetos.
*Minha flor - Strelitzia.
*Meu esporte - Bicicleta.
*Meu lazer - Nadar.
*Minha etiqueta - Gentileza.
*Meu cheiro - Um perfume de maçã verde que não desapego por nada.
*Meu ídolo - 'Fernandona' (Montenegro).
*Meu sonho - Fazer uma série como atriz de um roteiro meu.
*Minha inspiração - Phoebe Waller Bridge.
*Meu arrependimento - Não ter levado minha avó pra viajar mais quando ela era viva.
*Meu compositor - 'Raul Seixas'.
*Meu restaurante - 'Badauê', em Juquehy, litoral norte de São Paulo.
*Minha paisagem - O mar.
*Minha indiferença - Para pessoas que julgam sem embasamento.
*Meu exagero - Sol.
*Minha impaciência - Para atraso.
*Meu lugar no mundo - Praia.
*Meu lugar na casa - Na varanda.