PUBLICIDADE

Banner

Cuidados com a pele

Delmo capa.jpg

Delmo Freire (foto: divulgação)


 
A pele na sua faixa etária
 
Do inicio da fase adulta à terceira idade, os cuidados com a pele são diferentes. O BACANUDO.COM conversou com o médico 'Delmo Freire' para saber como tratar a pele em cada faixa etária
 
Cuidar da saúde da pele é importante em qualquer idade, mas cada faixa etária, do início da fase adulta à terceira idade, exige cuidados específicos. A pele da mulher está constantemente sujeita a alterações hormonais, o que torna imprescindível cuidados especiais para cada fase da vida.O descaso com a pele é um dos pecados que as mulheres, em geral, ainda cometem. Depois, o esforço para recuperar a integridade da pele e retardar o envelhecimento será redobrado.Investir nos cuidados adequados com a pele no momento certo pode manter as rugas, a flacidez e as manchas longe do rosto por mais tempo. Para isso, o primeiro passo é ter disciplina, e o segundo é investir em bons produtos que ajudem a preservar a elasticidade e a maciez mesmo com o passar dos anos.
 
20 e poucos anos: Nesta fase, a principal preocupação costuma ser controlar o excesso de oleosidade. Evitar o excesso de sol, cigarro e bebida é importante, já que o abuso acelera o envelhecimento precoce. Pasme, mas aos 25 anos o organismo já começa a perder colágeno, cerca de 1% de perda a cada ano. Aos 50 anos, o corpo humano passa a produzir apenas 35% do colágeno que antes existia na infância e juventude. Portanto é uma boa hora para investir em um creme preventivo. Se houver intensa exposição solar, esse processo será acelerado.Recomendo limpeza diária com produto que controla a produção excessiva de óleo e o uso de um filtro solar associado a ativos hidratantes como vitamina C e ácido hialurônico. O uso do ácido glicólico pode ser recomendado, principalmente se a pele tiver manchas ou rugas precoces. A associação de limpeza de pele e peelings químicos são sempre bem indicados nessa fase. Apesar do tabu que a toxina botulínica deve ser iniciado a partir dos 30, a predisposição genética e os hábitos de vida podem sim influenciar o surgimento de rugas precoces. A ideia é não esperar a ruga “marcar” para se para fazer. É o quechamamos de “Botox preventivo” 
 
30 e poucos anos: Se a fase dos 20 anos é a época da prevenção, esta deve ser a da manutenção. A partir dos 30 anos, a mulher pode intensificar a composição dos ácidos, e também usar produtos que ajudam a manter a pele firme. Quem manteve bons hábitos, pode continuar com a pele semelhante a da década anterior. A partir dessa idade ocorre uma redução de antioxidantes no organismo que podem ser repostos em suplementações orais, alimentos e associados a cremes específicos. É nessa idade que normalmente surgem as primeiras rugas finas ao redor dos olhos, na testa e no sulco que divide as bochechas dos lábios (o temido bigode chinês). As manchas acastanhadas em forma de sardas ou maiores no rosto, como o melasma, podem começar iniciar nas que têm tendência, principalmente, após a gestação e uso de anticoncepcional. Nessa fase podem ser utilizadas substâncias como raffermine, argenine e tensine, que têm efeito tensor. Os melhores cosméticos são aqueles com efeito protetor e reparador. 
 
É nessa idade que se torna primordial, na maioria dos casos, iniciar a toxina botulínica ou até preenchimentos faciais. Para isso vamos a um teste simples para saber se a toxina botulínica é a mais indicada para seu caso. Pare em frente a um espelho, observe as rugas que estão lhe incomodando e faça movimentos como: levantar a testa e as sobrancelhas, franzir os olhos, sorrir com força, fazer cara de braba (o). Se com esses testes as rugas ficarem mais salientes, a toxina botulínica será uma boa opção para você. Esses alguns aspectos que podem ser melhorados com aplicação de toxina botulínica: pés de galinha ao redor dos olhos, rugas da testa, rugas no meio dos olhos, rugas nos lábios, queda da sobrancelha e excesso de pele nas pálpebras (nesses casos pode ser associado o preenchimento de olheiras em pálpebra inferior). Até os 40, a mulher deve apostar em tratamentos que mantenham a pele sadia e jovem. Elas devem fazer intervenções leves, que apaguem manchas e amenizem os primeiros sinais de flacidez. As terapias à base de laser podem ser aliadas, assim como o botox e os preenchimentos.
 
40 e poucos anos: Com a aproximação da menopausa, grandes modificações hormonais acontecem alterações na pele. A pele fica mais ressecada, com pouca firmeza, devido à redução na produção das fibras de colágeno e elastina. A hidratação é fundamental neste período, já que a mulher começa a sentir na pele os primeiros sinais do início da menopausa. A diminuição do estrogênio e da progesterona pode deixar a pele flácida, sem viço, e com menos contornos faciais. Os melhores produtos para a mulher nesta fase são aqueles que contêm DMAE, que tensiona a pele, a hidroquinona, que clareia manchas, e a idebenona, substância rica em antioxidantes que diminui manchas e desacelera a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento cutâneo. Também recomendo o Sculptra, substância injetável que estimula a produção de colágeno e melhora os contornos faciais, além de aplicações anuais de preenchimentos e botox para repor a perda de colágeno e evitar com que as rugas de expressão piorem com o movimento.
 
Após os 50 anos: Aqui os danos na pele, causados pelo sol, poluição e maus hábitos, são mais evidentes pelo processo cumulativo. Os níveis hormonais diminuem e a pele fica mais frágil e ressecada. Nesta fase, além dos cuidados anteriores, é muito importante o uso de hidratantes ricos em lipídeos e específicos para a pele madura. É hora de intensificar a composição dos produtos novamente para manter a qualidade da pele. Nessa idade o sucesso está na associação de técnicas que ajudam a mulher a envelhecer com suavidade e elegância. Não é transformar um rosto de 50, 60 anos em um rosto de 20 ou 30. É muito comum em meu consultório a preocupação da mulher em não deixar o rosto com a aparência artificial. E é o que sempre digo a ideia não é aumentar volumes, mas sim repor o volume perdido ao longo da vida. Trazer uma aparência saúdavel para sua idade. Quando se faz uma harmonização bem feita, o procedimento não salta aos olhos como algo ruim. Nessa fase a ideia é corrigir as sutilezas e trazer a beleza que o tempo apagou.