PUBLICIDADE

Banner

Adolescência, cuidados com a pele

Delmo capa.jpg

Dr. Delmo Freire (foto: divulgação)


 
A adolescência é um época da nossa vida onde ocorre uma grande mudança no corpo e todo esse processo é gerado por conta da grande explosão de hormônios que preparam o nosso organismo para a fase adulta. O  problema é que por conta dessa influência hormonal a pele torna-se oleosa e começam a aparecer os temidos cravos e espinhas, queixas que acabam trazendo um transtorno social na vida de muitos adolescentes que as possuem. 
 
E daí entra a questão de mudanças de hábitos e disciplina. Dificuldades que o adolescente vai ter por se tratar de uma época de indisciplina e rebeldia. Lavar o rosto, usar protetor solar, melhorar a alimentação, diminuir a quantidade de maquiagem e não dormir com ela, são tarefas básicas que todo adolescente tem que ter nesse fase já que os cuidados nessa época são essenciais para uma pele bonita e sem marcas quando ficar mais velho. 
 
Quando aparecer as primeiras espinhas vá ao médico. Ele diagnosticará o grau de sua acne e poderá te ajudar e orientar sobre os produtos que você precisa usar de acordo com o seu tipo de pele. 
 
Por isso se você está nessa fase e não gosta de escutar muito a sua mãe falando para passar o protetor solar, acompanhe essa matéria, você irá aprender muito e perceber a importância do cuidado com a pele na adolescência. Então vamos a algumas dicas importantes.
 
Cuidados diários com a pele na adolescência
 
A primeira coisa que deve fazer quando acordar é lavar o rosto usando um sabonete próprio para o seu tipo de pele, esse sabonete pode ser indicado pelo seu dermatologista. Se você ainda não tem nenhum profissional dessa área, procure e faça uma consulta. Essa limpeza de pele é importante, mas não deve ser feita várias vezes ao dia, o indicado é lavar duas vezes no dia, pela manhã e antes de dormir. Quando utilizamos o sabonete muitas vezes ao dia para tirar a oleosidade, mais a pele se tornará oleosa e desidratada por efeito rebote. 
 
Outro cuidado que precisa ter é com a hidratação. Existem linhas específicas de hidratante para cada tipo de pele e a pele oleosa ao contrário do que muitos pensam necessita sim de hidratação. Esse processo ajudará a evitar o ressecamento ao longo do dia diminuindo o brilho da pele e controlando a abertura dos poros. Não custa lembrar que para uma boa hidratação é necessário ingerir bastante água e seguir as orientações do seu dermatologista.
 
Um outro cuidado que se precisa ter é o uso do filtro solar, produto indispensável para manter a pele saudável. Se sua pele for oleosa precisa usar filtro solar em gel ou gel creme. Na pele mista já podem ser utilizadosos sérum. Nas secas, protetores em creme são os mais indicados. E o principal, tem que repetir pelo menos de 3 em 3 horas. Só assim sua pele estará protegida do sol e se manterá sequinha e sem brilho durante todo o dia. 
 
E por último,  sempre dizemos mas vale a pena ressaltar. Nunca esprema as espinhas, quando aparece a espinha é sinal de retenção de sebo no poro associado a proliferação de bactérias, se você espreme além de manchar a pele, vai favorecer o processo inflamatório de outros cravos, além do risco de gerar cistos sebáceos ou ter as sequelas de cicatrizes de acne por toda a vida. Por isso, aos primeiros sinais de surgimento de acne procure seu dermatologista e inicie o tratamento o quanto antes. Sua pele agradece!