Após mais de uma década de campanhas, doações e trabalho incansável, a Associação dos Amigos da Oncologia - AMO - se prepara para inaugurar a sua nova Casa de Apoio Anna Garcez. A solenidade de inauguração acontecerá nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 17h, na Rua Permínio de Souza, 81, no Bairro Cirurgia, em Aracaju (SE). A nova estrutura é a materialização de um sonho coletivo e a expansão de uma missão vital: amparar, com dignidade e amor, pacientes em tratamento contra o câncer.
O novo espaço nasce com a missão de multiplicar ainda mais a esperança para aqueles que mais precisam. Destinada a acolher pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que, em sua maioria, se deslocam de suas distantes cidades para realizar tratamento em Aracaju, a casa chega para ser um porto seguro em meio a árdua jornada contra a doença, proporcionando conforto e tranquilidade não apenas aos que protagonizam a luta contra o câncer, mas também dos seus acompanhantes, suprindo suas necessidades com zelo, acolhimento e muito amor.
A solenidade de inauguração contará, inicialmente, com falas de apresentação, agradecimentos e homenagens, em especial a Anna Garcez, que dá nome à nova Casa. Após isso, ocorrerá o descerramento da faixa e placa, seguida da benção do Padre Peixoto e da visita guiada ao espaço. A cerimônia será encerrada com uma apresentação musical de saxofone.
Um novo lugar para se sentir abraçado
A nova Casa de Apoio foi projetada para quase dobrar a capacidade de acolhimento da associação, passando de 40 (atual casa de apoio) para 70 pessoas por dia. Este aumento é vital para expandir o serviço da instituição e reduzir as filas de espera, garantindo que pacientes não precisem adiar suas vindas a Aracaju para a realização do tratamento.
O espaço foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto e bem-estar, contando com sete dormitórios, 40 leitos e uma ala de home day com 30 acomodações, para aqueles que precisam de um local de descanso e apoio durante o dia, entre as sessões de tratamento. Além disso, a infraestrutura inclui um consultório para atendimentos básicos de saúde, uma cozinha, um refeitório com capacidade para 50 pessoas, áreas de convivência, nove banheiros, cinco sanitários e dois vestiários adaptados (garantindo que todos os pacientes, independentemente de sua mobilidade, possam utilizar as instalações com segurança e autonomia), além de um espaço de oração, diversas áreas de circulação, pergolado e jardim.