(Foto: Divulgação)
 
Graça Onasilê iniciou a sua carreira profissionalmente em 1988 quando comandou pela primeira vez a ala de canto do bloco afro Ilê Aiyê, quebrando toda hegemonia masculina que durava uma década.
Como integrante do grupo, participou de turnês nacionais e internacionais, percorrendo três continentes: América do Norte, América do Sul e Europa. Dominando os palcos do mundo inteiro com sua generosidade, competência e extensaõ vocal, gravou discos, CDs e DVDs, além de ter participado como facilitadora de canto e dança em projetos sociais da entidade.
No projeto musical 'Águas' deu início ao seu repertório, além das canções dos blocos afros, ela cantou clássicos da MPB e canções africanas. Em 2003, em Salvador (BA), por conta do seleto repertório, da brilhante interpretação e dos arranjos da banda Água Crsitalina, a artista gravou um CD. Em julho de 2005, de volta à Praça Pedro Arcanjo em mais uma atuação da sua carreira solo, ocorre o show 'A Cor da Voz'.
A cantora participou de vários eventos como: encerramento do Congresso de Combate ao Racismo promovido pela Fundação Cultural Palmares, em julho de 2004; abertura do mês da Arte Negra em agosto 2004; Bloco Conexão Tribal, sexta-feira de Carnaval 2005 no Circuito Avenida; em maio de 2005, Centro de Convenções, abertura da I Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Bahia; julho de 2005, encerramento do I Seminário Pró-Raça; Projeto Cidadão de Inclusão Sócio Racial em São Francisco do Conde; encerramento da Semana da Mãe Preta, na Senzala do Barro Preto, Ilê Aiyê Curuzu; 4ª Noite do Wajeum, na Senzala do Barro Preto Ilê Aiyê Curuzu; Festa de Encerramento do Mercado Popular na área externa do TCA; show em parceria com Aloisio Menezes, na Praça Quincas Berro D'Água, em Salvador
Em janeiro de 2018, estreou o inédito projeto musical 'Canto para Yabás'. O palco do Café Teatro Rubi foi cenário para um show intimista dedicado aos orixás, inkises e vodunses femininos da Divindade Africana.
Em 2024, participou do Festival de Verão, fez a abertura do Carnaval com Ivete Sangalo na Praça Castro Alves. Ainda durante o carnaval do mesmo ano, fez diversas apresentações com Daniela Mercury, em especial na Praça do Pelourinho com as participações das bandas afro-baianas Didá, Muzenza, Olodum e Ilê Aiyê. Na Paaça Pedro Arcanjo, se apresentou com Nina Sol no Projeto Folia Delas.
Atualmente, Graça Onasilê dedica-se à carreira solo, por meio da preservação da memória, resgate ancestral e empoderamento artístico cultural da negritude.
Cantar é parte integrante do cotidiano dessa mulher imponente, digna, majestosa, de voz visceral e estilo inconfundível que está explícito na expressividade de interpretação e forte presença cênica.
Entrevistada com exclusividade pelo Bacanudo.com, a talentosíssima Graça Onasilê citou algumas das suas preferências do dia a dia. Conheça!
 
*Meu livro - "A Cor Púrpura", de Alice Walker.
*Meu filme - "A Vida e a História de Madam C. J. Walker", dirigido por Kasi Lemmons e DeMane Davis. 
*Minha música - Variedades, com boa qualidade.
*Minha cidade - Salvador (BA).
*Minha cara - De felicidade.
*Minha bebida -  Cerveja Malzebier, de vez em quando.
*Minha comida - Feijoada carioca.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - A natureza.
*Minha fraqueza - Acessórios dourados ou prateados.
*Meu pecado - Perdoar com facilidade.
*Meu vício - Cuidar da saúde.
*Meu medo - Da solidão.
*Minha flor - Rosas perfumadas.
*Meu esporte - Ginástica ritmica.
*Meu lazer - Cantar, dançar e assistir a um bom show.
*Minha etiqueta (comportamento) - Ativa.
*Meu cheiro - Marcante e suave.
*Meu ídolo - Alcione.
*Meu sonho - Uma casa próximo à natureza.
*Minha inspiração - Os meus pais.
*Meu arrependimento - Não ter dado a oportunidade de realizar os sonhos dos meus pais em vida.
*Meu compositor - Guiguio do Ilê e Gilson Nascimento.
*Meu restaurante - De comida nordestina.
*Minha paisagem -  Do mar.
*Minha indiferença - Para coisas alheias.
*Meu exagero - Cuidado com a família.
*Minha impaciência - Para teimosia.
*Meu lugar no mundo - Na minha casa.
*Meu lugar na casa - No meu quarto.