iStock
Neste sábado, 17 de maio, 'Dia Internacional Contra a Homofobia', em Aracaju (SE), a data será marcada pela 'Caminhada pela Paz, Direitos Humanos e Respeito à Diversidade'. A concentração acontecerá na Orlinha do Bairro Industrial, às 14hs.
A data tem valor histórico porque no dia 17 de maio de 1990, a OMS (Organização Mundial de Saúde) tomou a decisão de tirar a homosexualidade da lista de doenças mentais. Essa data se tornou um marco de luta e foi assim que a militância LGBTQIAPN+ decidiu que o dia 17 de maio seria marcado como o Dia Internacional Contra a Homofobia.
O vice-presidente da Associação Dialogay, Wellington Andradereforçou o convite. “Podem produzir e trazer seus cartazes. O dia 17 de maio será um dia de fazer a denúncia e de lutar contra a violência que nos atinge. Neste 17 de maiovamos caminhar lado a lado, celebrando a vida e denunciando toda e qualquer forma de violência!”.
Wellington Andrade explicou que neste ano haverá a apresentação de drag queens, transformistas e da banda musical de Everton Nunes. A programação também incluirá homenagens a personalidades de Sergipe que sempre apoiaram a luta contra a homofobia.