(Foto: Divulgação)
Integrante da lendária banda de rock nacional 'Inimigos do Rei', o cantor e ator Luiz Nicolau é formado em Artes Cênicas pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), durante os estudos, atuou em três montagens de Teatro no Rio de Janeiro: 'Sonho de uma noite de verão' (Shakespeare), dirição de Moacyr Goes, 'Amizade de Rua' (direção e autoria de Hamilton Vaz Pereira e Fausto Fawcett/Asdrúbal trouxe o trombone) e na formatura com 'O anarquista coroado' (Antonin Artaud), direção de Maurício Abud.
No período de 1985 a 1988, atuou como cantor e fez parte da primeira formação da Orquestra de Vozes Garganta Profunda, convidado pelo Maestro Marcos Leite e pelo diretor musical, Nestor de Hoallanda Cavalcanti. Foi a partir de 1987 que fundou juntamente com Paulinho Moska e Luiz Guilherme a banda Ínimigos do Rei'.
O sucesso foi tanto, que a banda recebeu Disco de Ouro pela vendagem superior a 150 mil cópias, onde atuou em shows por todo o Brasil e em 1991 participou do Rock in Rio 2, no Maracanã, tocando para cerca de 11 mil pessoas. Atualmente segue com a banda 'Inimigos do Rei', além da sua banda solo 'Nicolau e os Copérnicos'.
Como ator, atuou em 12 grandes produções, com destaque para 'Bem Sertanejo' (2019), 'Gilberto Gil, aquele abraço - o musical' (2017/18) e no premiado 'Samba futebol Clube'. Também interpretou papéis marcantes em 'Tom e Vinicius, o musical' (2011), 'Emilinha e Marlene' (2013), como Cauby Peixoto, 'Iron - O homem da máscara de ferro', além de muitos trabalhos audiovisuais em novelas e programas da TV Globo e da Record TV, a exemplo de: 'O Clone', 'O Profeta', 'Malhação', 'Jesus', 'Topíssima', 'Gênesis' e 'Reis', sem deixar de ressaltar atuações no cinema e em produções nos streamings Prime Video, Amazon Prime, Globoplay e Netflix.
Multifacetado artisticamente, Luiz Nicolau também desenvolve o seu trabalho como locutor e apresentador das Rádios Globo FM, MPB FM, 98 FM e OI FM, assim como já deu voz a inúmeras peças publicitárias desde 1993 em campanhas no Rádio e na TV.
Narrador de audiobooks nas empresas ACR Studios, Sputnik Phonograms, Toca Livros e UBook, com nove títulos narrados.
Atuou também como diretor artístico em 'O Direito de Acasalar' (roteiro de Cristiano Gualda), Web série em três episódios para o YouTube, projeto artístico sobre sustentabilidade em parceria com a Associação Mico Leão Dourado (RJ).
Entrevistado pelo Bacanudo.com, o multifacetado artista Luiz Nicolau deu em tempinho na sua abarrotada agenda profissional e nos brindou com algumas das suas preferências do dia a dia. Conheça!
*Meu livro - "O Tao da Física", de Fritjof Capra.
*Meu filme - "Dias Perfeitos", dirigido por Win Wenders.
*Minha música - "Palhaço" de Egberto Giamonti.
*Minha cidade - Brasília (DF), onde nasci.
*Minha cara - Entre tantas, a sorridente.
*Minha bebida - Suco de frutas.
*Minha comida - Árabe.
*Minha estação do ano - O outono.
*Meu paraíso - A minha casa.
*Minha fraqueza - Não ser rico.
*Meu pecado - Tom de voz austero.
*Meu vício - Séries de TV.
*Meu medo - Perder minha lucidez e sanidade mental.
*Minha flor - Do ipê amarelo.
*Meu esporte - Futebol.
*Meu lazer - Passear em contato com a natureza e bater bons papos.
*Minha etiqueta (comportamento) - Honestidade e respeito.
*Meu cheiro - O mais suave e cítrico.
*Meu ídolo - Miles Davis e Tom Jobim.
*Meu sonho - Visitar o Japão.
*Minha inspiração - Meus três filhos e minha companheira Cris.
*Meu arrependimento - Não ter estudado sobre Educação Financeira.
*Meu compositor - Tom Jobim e Eu (rs!)
*Meu restaurante - Rotisseria Árabe, no Largo do Machado (RJ).
*Minha paisagem - Vale nas Montanhas de MG.
*Minha indiferença - Hugo Motta e a família Bolsonaro.
*Meu exagero - Sonhar demais.
*Minha impaciência - Para a ignorância
*Meu lugar no mundo - Aqui e agora.
*Meu lugar na casa - Na minha cama.