(Foto: Divulgação)
"Dessa arte eu sei um pouco" é o primeiro longa-metragem do diretor Cled Pereira, e tem como protagonistas os mestres capoeiristas baianos Jaime de Mar Grande, Jorge Satélite e Rene. O filme chega a Sergipe com sessões nos dias 27 de fevereiro, quinta-feira, às 18h30, e 28 de fevereiro, sexta-feira, às 14h30, no Cine Vitória, em Aracaju. Na ocasião da primeira sessão, terá uma roda de conversa com o diretor do longa.
O filme retrata as narrativas dos mestres, que ao falar de suas trajetórias, os três sempre trazem a figura e os ensinamentos do Mestre Paulo dos Anjos, a quem puderam homenagear ainda em vida. Atualmente, mantêm vivo este legado ao contar a sua história para as novas gerações da capoeira. O filme destaca a música, o pensamento, os métodos e a história do grande capoeirista, nascido José Paulo dos Anjos, na cidade de Estância, em Sergipe.
Para o diretor, Cled Pereira, Paulo dos Anjos foi um dos mais importantes mestres de capoeira da sua época. "Através das memórias de três de seus discípulos, suas afinidades e divergências com o velho mestre, o documentário busca apresentar um pequeno fragmento deste imenso universo de conhecimento que é a capoeira, buscando manter vivo na memória não só um grande mestre, mas também todo um modo de se viver essa arte", conta Cled.
O diretor afirma que este é um filme sobre capoeira, mas também sobre solidariedade e companheirismo entre homens negros, que encontraram na capoeira um ambiente agregador que transformou as suas vidas. Lançado em circuito comercial no dia 15 de novembro de 2024, o filme já esteve presente no Festival Internacional de cinema de Goiânia, e na Mostra Sesc, onde foi premiado, chegando a Aracaju para celebrar o universo da capoeira.
Sobre o diretor
Cled Pereira, capoeirista, graduado em direção de fotografia pela Escola de Cinema de Barcelona (ECIB) e Bacharel em cinema e mídias digitais pelo Instituto Ensino Superior de Brasília (Iesb), trabalha como Diretor de Fotografia, operador e assistente de câmera. Entre seus principais trabalhos estão o longa-metragem “Rumo”, de Bruno Victor e Marcus Azevedo e os curtas-metragens "Vão das Almas”, de Edileuza Penha e Santiago Dellape, “As dúas em Punto”, “La madre y la cerda” e “As Fraquejadas” de Uliane Utatit.
Confira a programação
Sessão dia 27 de fevereiro
Horário: Às 18h30
Local: Cine Vitória
Exibição e conversa com o diretor
Sessão dia 28 de fevereiro
Horário: Às 14h30
Local: Cine Vitória
Exibição