PUBLICIDADE

Banner

Palavras do ano

Palavras.jpg

 
Com a aproximação do final do ano algumas palavras, seja por causa da busca em sites de pesquisas, ou pela definição de como foi ano ganham destaque. Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Ideia em parceria com o PiniOn app mostra que a palavra que define o 2024 dos brasileiros é ‘ansiedade”. Ela foi eleita por 22% dos entrevistados.  
 
Completando as cinco palavras que definem o ano do brasileiro, por ordem estão ‘resiliência’, (21%) ‘Inteligência Artificial’ (20%), ‘incerteza’ (20%), e ‘extremismo’, com 4%.  
 
Já o dicionário online Dicio, elegeu como a palavra do ano, em 2024 ‘imersão’. O mesmo dicionário online escolheu ‘nepo baby’ como a palavra estrangeira do ano com maior repercussão.  Outra palavra que foi destacada por um estudo da Oxford University Press escolheu a expressão ‘brain rot’ como o destaque do ano, termo usado para descrever o dano mental causado pela sobrecarga digital.
 
Mais buscadas
 
Outras palavras mais buscadas em sites de procura, que não tem nada ver com a palavra do ano, mas que também ganham destaque por quantidade de busca, principalmente dos jovens nos sites específicos. 
 
As 10 mais buscadas no brasil são, por ordem: Dengo, Concupiscência (ambição), Abduzir, Transcultural (junção de duas culturas), Prófugo (fugitivo), Sustentabilidade, Inclusão, Cibersegurança, Desplugar e Reconexão.  
 
Gírias também procuradas
 
Continuando a lista de palavras mais buscadas, a gírias ou expressões regionais também tiveram sua lista de preferidas nas buscas entre as brasileiras estão: Calabreso, usada pelo humorista Toninho Tornado, e que ganhou maior repercussão depois que o ex-BBB Davi Brito, usou para provocar seus adversários durante uma briga no reality.  Em seguida por ordem: Casca de bala; PDP (pode pá); 244 (equilibrar motocicleta em uma das rodas); PPRT (papo reto); Paia (que aborrece); BTF (boto fé); vazar na braquiara; Biscoiteiro; SLC (cê é louco).
 
(Por: Giba Um)