PUBLICIDADE

Banner

Documentário sergipano vai participar no 52º Festival de Cinema de Gramado

IMG_8106.jpg

(Foto: Divulgação)


 
O documentário sergipano ‘Velho Chico, a Alma do Povo Xokó’ será exibido durante o '52º Festival de Gramado', que acontece no período de 09 a 17 de agosto, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O filme, com 71 minutos de duração, conta de forma poética a história do Rio São Francisco e a saga do povo indígena Xokó. O longa documental conta com o apoio do Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), principal parceira na produção, e também da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). 
 
Na última segunda-feira, dia 05 de agosto, o vice-governador Zezinho Sobral e o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, receberam a equipe produtora do filme e os indígenas xokós, no Palácio dos Despachos, em Aracaju (SE). Durante o encontro, Zezinho Sobral destacou a importância da participação de uma produção sergipana entre as cinco escolhidas. “Vamos torcer para que a gente traga o Kikito de Ouro para Sergipe, mas já está valendo a pena a representação de Sergipe lá com essa história belíssima do nosso povo e da nossa gente”, declarou.
 
Gustavo Paixão destacou o apoio que a Funcap tem dado às produções artísticas e culturais do estado e aproveitou para convidar o público. “Brevemente, nós teremos exibição do filme para toda população sergipana e para a classe artística, para prestigiar esse belíssimo filme. Eu tenho certeza que Sergipe vai fazer bonito no festival”, assegura.
 
O cacique Bá sabe da importância de ter a história do seu povo contada nas telas. “Gostaria que todos acompanhassem o filme, e aproveito para agradecer o apoio que estamos tendo, em especial do Governo do Estado, para acompanhar a estreia de perto”, ressalta.
 
Assim como o cacique Bá, a produtora do documentário, Michele Becker, destaca o suporte dado pelo Governo de Sergipe também no processo de divulgação do documentário. O filme obteve recursos da Agência Nacional de Cinema (Ancine), por meio de edital de chamada pública. “O filme será exibido agora no dia 14 de agosto, às 20h20, no Canal Brasil”, afirma. 
 
‘Velho Chico, a Alma do Povo Xokó’ é uma realização da WG Produções, com direção de Caco Souza, roteiro de Lelê Teles, produção executiva de Cacilda de Jesus e pesquisa e produção de Michele Becker. A obra obteve recursos da Ancine, através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O documentário também recebe o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). 
 
Ambientado na Terra Indígena Caiçara, fincada na região do alto sertão sergipano, o filme de não ficção narra, de forma poética, a história de um rio e de um povo. Duas histórias que se fundem: a do povo Xokó, uma etnia indígena existente no estado de Sergipe, e a do rio São Francisco, sua razão de existir. Trata das suas lutas e conquistas, da retomada de suas terras, da cultura da cerâmica e dos rituais indígenas, a exemplo do Ouricuri (espaço sagrado) e do Toré (dança circular). 
 
(Por: Ascom/Funcap)