(Foto: Divulgação)
O escritor sergipano Ayslan Monteiro acaba de desembarcar em Aracaju para apresentar ao público o seu segundo romance, 'Te Vejo na Final', e suscitar o debate sobre a diversidade no futebol. O lançamento acontece nesta terça-feira, dia 14 de maio, às 19 horas, na Livraria Leitura, fincada no RioMar Shopping, em Aracaju (SE).
A obra publicada pela editora Harlequin em fevereiro deste ano conta a história de Edinho Meteoro, primeiro jogador abertamente gay a ser convocado para disputar a Copa do Mundo pela seleção brasileira. Com a convocação, ele precisa reunir coragem para enfrentar um país inteiro, uma federação homofóbica e colegas de time que claramente não desejam sua presença ali.
"Não é normal que, entre tantas edições da Copa do Mundo, não tenha existido um jogador abertamente gay em campo. Isso só mostra o quanto o futebol masculino ainda é um esporte com raízes homofóbicas, que na maior parte das vezes, obriga seus atletas queers a viverem no armário até a aposentadoria. Mais do que nunca é o momento de falarmos sobre a diversidade dentro e fora dos campos", explica Ayslan Monteiro.
'Te Vejo Na Final' é uma história de amor, resistência e futebol. Um livro sobre armários impostos e espaços que ainda não foram ocupados.
O livro de Ayslan Monteiro está à venda na Livraia Leitura, Amazon e principais livrarias do país. O escritor sergipano, 30 anos, também é autor de 'Estúpido Cupido', uma releitura contemporânea do mito do Cupido. Segundo ele, a escolha do seu próprio nome já indicava um futuro na literatura: sua mãe o batizou em homenagem a Aslan de 'As Crônicas de Nárnia'.