PUBLICIDADE

Banner

Palavras em inglês consideradas falsas amigas

Estudando.jpg

(Crédito: Envato)


 
Ao tentar falar ou traduzir palavras e expressões em inglês, quem nunca passou pela situação de se enganar com aquelas palavrinhas que, em inglês, são parecidas com o português, mas que significam uma coisa completamente diferente? São os chamados falsos cognatos ou false friends, e podem causar confusão para quem não está atento. Tais palavras podem comprometer a compreensão de um idioma e levar a erros de tradução.
 
De acordo com a assessora de Língua Inglesa da Positivo International School, em Curitiba (PR), Caroline Bastos Pinto, os falsos cognatos podem colocar as pessoas em armadilhas e causar ruídos na comunicação. "A menos que você estude etimologia ou conheça muito bem pelo menos o latim, não há uma fórmula mágica para conhecer todos os falsos cognatos. A dica para evitar esse tipo de problema é ler bastante em inglês, principalmente sobre assuntos que estimulem a curiosidade, ou praticar a língua de forma que favoreça o aprendizado, escrevendo, assistindo e escutando", aconselha Caroline.
 
Para ajudar na missão de não cair nas pegadinhas dos falsos cognatos, a professora separou alguns exemplos e explicou o real significado dessas palavras.
 
Parent
 
Apesar de se parecer com a palavra “parente”, a palavra parent(s” significa pai(s) no sentido de pai ou mãe. Quando queremos falar sobre parente(s), a palavra usada em inglês é relative(s).
 
College
 
O substantivo college significa estabelecimento de Ensino Superior; faculdade ou universidade. Para dizer colégio em inglês, usamos a palavra school.
 
Traduce
 
Traduce é um verbo muito formal e pouco usual que significa difamar, arruinar a reputação de alguém. Um sinônimo é slander, mais informal e usual. O verbo traduzir em inglês é translate.
 
Fantasy
 
O substantivo fantasy significa fantasia somente no sentido de imaginação. Para se referir a roupas e acessórios de festa, utilize a palavra costume. Lembre-se do termo costume party (festa à fantasia).
 
Fabric
 
Fabric é sinônimo de cloth (pano) e significa tecido. Para dizer fábrica, a palavra certa é factory ou plant.
 
Educated
 
O adjetivo educated significa educado no sentido de receber educação escolar de qualidade. Para dizer que alguém tem boas maneiras, o adjetivo usado é polite.
 
Exquisite
 
Este adjetivo significa requintado, refinado, fino, muito bonito. Algumas opções para dizer esquisito em inglês, no sentido de estranho podem ser weird, odd, e strange.
 
Intoxication
 
A palavra intoxication possui a tradução de intoxicação, que pode ser por álcool, drogas, ou outra substância tóxica que entra no nosso organismo. Ela pode ser um falso cognato se a utilizarmos como sinônimo de infecção ou intoxicação alimentar. Neste caso, devemos usar o termo food poisoning.
 
Deception
 
Deception não significa decepção. Alguns dos possíveis sentidos para deception são fraude, farsa, embuste, engano, ilusão, subterfúgio. Decepção é disappointment ou letdown.
 
Pretend
 
Nativos de português costumam utilizar a palavra pretend para indicar algo que eles têm a intenção de fazer, o que pode causar péssima impressão e colocar em dúvida a imagem de quem fala. Isso porque pretend significa fingir. Quando alguém pretende fazer algo, deve usar o verbo intend.
 
(Por: Central Press)