Maicon Amorim, Clarisse de Almeida e Ezio Déda
Logo de chegada na CasaCor Sergipe 2023 o visitante se vê diante de um projeto belo e ousado, que já encanta só de olhar por fora. Trata-se do ambiente batizado 'Expresso do Sertão: A Arquitetura que Brota do Inservível', projeto singular que leva a assinatura dos arquitetos Ezio Déda e Maicon Amorim com paisagismo da arquiteta Clarisse de Almeida, um trio de profissionais de arquitetura que se somam na sociedade do escritório 'Ágora Arquitetos', fincado em Aracaju (SE).
Ao adquirir um vagão de trem deteriorado, o que o 'Ágora Arquitetos' buscou foi trazer de volta o uso de um bem que estava fadado a virar ferro velho.
Mas, e as tantas milhas percorridas por esse veículo? E as paisagens emolduradas por suas várias janelas apressadas? E as histórias vivenciadas dentro desse espaço?
Neste projeto, cujo todo o mobiliário planejado exclusivo que ocupa os espaços foi desenvolvido e executado pela SCA Aracaju, o trio propôe um passeio pelo universo simbólico do sertão, perceptível através das cores, materiais, texturas, obras de arte e artesanato, e do paisagismo. O mobiliário contemporâneo da SCA mostra a versatilidade e a capacidade de dialogar com o conceito de um projeto tão identitário.
Se é para viver no vazio encerrado pela nossa própria criação, que este seja possível de delírio e poesia.
O 'Expresso do Sertão: A Arquitetura que Brota do Inservível', pode ser visitado e apreciado na CasaCor Sergipe, fincada no castelinho do bairro Industrial até o dia 26 de novembro, de quarta a sexta-feira (das 16h às 21h), aos sábados (das 15h às 21h) e nos domingos e feriados (das 15h às 20h). Quem perder de ver, vai se arrepender!