PUBLICIDADE

Banner

Eclipse solar anular poderá ser visto neste sábado, 14

eclipse solar anular.jpg

 
Neste sábado, dia 14 de outubro, um eclipse solar anular poderá ser visto da superfície terrestre, pois a Lua Nova passará justamente na frente do disco solar, interpondo-se entre nós e o astro rei.
 
Na dança do Sistema Solar, cerca de duas vezes por ano, ocorrem condições físicas favoráveis para que o sol, a terra e a lua estejam perfeitamente alinhados no espçao para produzir eclipses solares ou lunáticos.
 
A última que vez que observadores da terra tiveram a chance de ver um eclipse solar anular foi há dois anos atrás, no dia 10 de junho de 2021.
 
Durante o período de algumas horas, o disco da lua passará na frente do disco solar, bloqueando sua luz de forma parcial. É exatamente isso que ocorrerá neste sábado, 14, oferecendo a milhões de expectadores do continente americano (incluindo nós brasileiros) a chance de ver este belíssimo fenômeno.
 
Este eclipse anular é uma sinal de que apenas 6 meses depois, no dia 08 de abril de 2024, um eclipse solar total acontecerá em nosso planeta, que vem sendo chamado de Grande Eclipse Solar Norte-Americano. 
 
Aqui em Aracaju (SE) o eclipse poderá ser visto às 16h48.