Neste sábado, dia 14 de outubro, um eclipse solar anular poderá ser visto da superfície terrestre, pois a Lua Nova passará justamente na frente do disco solar, interpondo-se entre nós e o astro rei.
Na dança do Sistema Solar, cerca de duas vezes por ano, ocorrem condições físicas favoráveis para que o sol, a terra e a lua estejam perfeitamente alinhados no espçao para produzir eclipses solares ou lunáticos.
A última que vez que observadores da terra tiveram a chance de ver um eclipse solar anular foi há dois anos atrás, no dia 10 de junho de 2021.
Durante o período de algumas horas, o disco da lua passará na frente do disco solar, bloqueando sua luz de forma parcial. É exatamente isso que ocorrerá neste sábado, 14, oferecendo a milhões de expectadores do continente americano (incluindo nós brasileiros) a chance de ver este belíssimo fenômeno.
Este eclipse anular é uma sinal de que apenas 6 meses depois, no dia 08 de abril de 2024, um eclipse solar total acontecerá em nosso planeta, que vem sendo chamado de Grande Eclipse Solar Norte-Americano.
Aqui em Aracaju (SE) o eclipse poderá ser visto às 16h48.