PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - João Lacerda

João Lacerda 2.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Filho de um dos ícones da música brasileira, o forrozeiro Genival Lacerda, falecido em 2021, o cantor, compositor e produtor João Lacerda traz o DNA artístico do pai nas veias e já cataloga cerca de 30 anos de carreira musical. 
Nascido em Campina Grande (PB) e residindo atualmente na cidade do Recife(PE), João sempre foi cercado pela música e esteve presente no meio musical. 
“Aos 11 anos de idade surgiu a oportunidade de gravar a música 'Dengo da Menina' no LP do meu pai, eu era tão pequeno que não conseguia alcançar o microfone e foi então que colocaram um caixote e gravei, sendo esse um dia que ficou marcado para sempre na minha vida. Depois disso não parei mais de trabalhar com música, sempre participando inicialmente como produtor, empresário e em 2007 iniciei a carreira solo, cantando em grandes palcos e festivais de forró espalhados pelo Brasil, incluindo uma turnê pela Europa”, conta João.
Uma das principais características do cantor é trazer grandes nomes da música para realizar as participações. Em março de 2020 João Lacerda lançou o novo projeto nas plataformas digitais, um EP batizado 'Pai e Filho', com oito canções inéditas e duas regravações “Olha a Barriguinha”, de autoria do cantor e compositor Dorgival Dantas, e “Não despreze o seu corôa” que ganhou uma nova roupagem.
Em 2018, o cantor lançou um álbum com 15 faixas incluindo o sucesso "Você quis agora toma" que ganhou o Brasil através das redes sociais. O artista também inovou as parcerias musicais e trouxe cantores como Batista Lima, Luan Estilizado, Chambinho do Acordeon, Flávio José, Caninana, entre outros.
Porém, o álbum 'João Lacerda na Área' é um dos mais importantes para o artista, recheado com 50% de músicas autorais, com composições do próprio cantor, entre elas ganharam destaque a música 'Maria da Penha' que é uma homenagem a lei Maria da Penha, 'Se eu te pegar', 'Amor Novo e mais a canção 'Forró do Munganguinha' de sua  autoria.
Ainda no início de 2017 João dedicou-se a produzir um trabalho diferenciado para homenagear o estado considerado “rei” do carnaval do Brasil, que é Pernambuco. No CD foram 10 faixas com participações para lá de especiais como: Almir Rouche, Marron Brasileiro, Alceu Valença, Gustavo Travassos, Caju e Castanha e o Maestro Spok. Um time que juntos representam o carnaval de Pernambuco e que tem histórias, e que nesse álbum foi contado em arranjos e letras musicais que ficarão na memória do público. No disco a novidade foi a instrumental “Frevo do Pernalonga” que tem a participação do Maestro Spok. “Esse CD não é um trabalho apenas para o carnaval e sim para quem gosta de ouvir música pernambucana”, revela João.
Em 2014 produziu o CD “Pense numa coisa boa”, que trouxe grandes nomes do forró de todo o Brasil entre eles: Dorgival Dantas, Nando Cordel, Tato (Falamansa), Edson Lima, (Gatinha Manhosa), José Orlando (Pistoleiro do Amor), Trio Nordestino, Targino Gondim, 
Maciel Melo, Frank Aguiar e a dupla Sirano e Sirino.
No ano de 2010 o artista lançou o álbum intitulado de 'São João Lacerda' no qual foram distribuídas 60 mil cópias. O CD com participações pra lá de especiais foi o que consagrou o cantor como revelação do forró. Um trabalho com 27 faixas valorizando a música popular e o forró tradicional. Uma excelência em qualidade musical na escolha do repertório e das participações, entre eles: Alceu Valença, o mestre Dominguinhos e o eterno rei do brega Reginaldo Rossi, artistas que fizeram uma participação histórica e inesquecível.
E foi através dos ritmos autenticamente nordestinos, que vai desde o forró tradicional até as pisadas juninas, sendo essa uma de suas marcas, que em 2007 o forrozeiro lançou seu 1º CD intitulado de 'Herança do meu Pai', com arranjos musicais do mestre Gennaro, com
14 faixas e participações de forrozeiros como Santana, O Cantador, e Alcymar Monteiro, alcançando destaque nas músicas 'Filha da vizinha, de autoria de Adilson Medeiros e 'Amor querer e paixão' do compositor João Caetano e Ricardo Reis.
No ano de 2008 dois registros importantes para a carreira: O CD gravado ao vivo no São João de Caruaru e em outubro um DVD com o show completo do artista em Recife. 
João Lacerda já percorreu o Brasil e se apresentou em grandes eventos e casas de shows a exemplo do maior são João do mundo em Campina Grande (PB), sua terra, Caruaru, Forró Caju, em Aracaju (SE), São João do Anhembi (São Paulo), São João da Bahia, Festa Nacional da Música (RS), entre outros.
Atualmente o cantor trabalha o 'Projeto João Canta Genival – Duas Histórias', uma homenagem ao seu pai onde ele interpreta os grandes sucessos de Genival Lacerda acompanhado de participações especiais de grande nomes da música nordestina, a exemplo de Luís Caldas, Adelmário Coelho, Targino Gondim, Jorge de Altinho, Sandro Becker, entre outros, em um álbum recheado com 12 sucessos, que num trabalho muito criterioso ganharam novos arranjos sob a batuta do músico/produtor pernambucano Kiko Farias, que também fez a direção musical.
Para conferir todo o trabalho de João Lacerda de perto, no próximo dia 25 de junho ele estará de volta a Aracaju (SE), onde vai se apresentar no palco principal do Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, às 21 horas.
Mas, antes disso, o artista conversou exclusivamente com o Bacanudo.com e citou algumas das preferências do dia a dia. Conheça!
 
*Meu livro - "O Fole Roncou - Uma História de Forró", de 'Carlos Marcelo' e 'Rosualdo Rodrigues'.
*Meu filme – "Rambo I", com Silvester Stallone.
*Minha música – "Clareou", com 'Xande de Pilares'.
*Minha cidade – Itaúnas (ES).
*Minha cara – O meu filho.
*Minha bebida – Cachaça matuta.
*Minha comida – Filé à parmegiana.
*Minha estação do ano - O inverno.
*Meu paraíso – A Praia de Maxaranguape (RN).
*Minha fraqueza - A tristeza.
*Meu pecado – Gostar muito de forró.
*Meu vício - Cantar.
*Meu medo – De avião.
*Minha flor - Girassol.
*Meu esporte - Vaquejada.
*Meu lazer – Churrasco.
*Meu cheiro – Do perfume Azzaro.
*Meu ídolo – 'Ayrton Senna'.
*Meu sonho – Ser um artista reconhecido em todo o país.
*Minha inspiração – O mar.
*Meu arrependimento – Não ter estudado mais.
*Meu compositor – Uma dupla: 'Antônio Barros e Cecéu'.
*Meu restaurante – 'O Gato Que Ri', no Largo do Arouche (SP).
*Minha paisagem – As dunas de Natal (RN).
*Minha indiferença - Para a falsidade.
*Meu exagero – Gostar de viver.
*Meu lugar no mundo – Lisboa, (Portugal).
*Meu lugar na casa – Na minha cama.