PUBLICIDADE

Banner

Cinco dicas para desinchar

pés inchados.jpg

 
A retenção de líquidos é uma complicação bem mais comum do que se julga, sobretudo em mulheres. Felizmente, existem formas de contornar esta situação. Com isso em mente, a nutricionista Diana Cruz compartilhou, através da rede social Instagram, cinco dicas para combater a retenção de líquidos.
 
Segundo a nutricionista, a desidratação pode fazer com que o corpo retenha mais água para compensar a falta dela, por isso é importante beber água regularmente. Além disso, a água também melhora a função renal, permitindo que o excesso de água e sódio seja eliminado do organismo.
 
Outra dica é consumir alimentos ricos em potássio, como hortaliças, leguminosas e frutos secos, já que alguns estudos sugerem que o consumo de alimentos ricos em potássio pode ajudar na retenção de líquidos pelo aumento da produção de urina e diminuição dos níveis de sódio.
 
Por outro lado, é importante reduzir o consumo de sal, tanto o sal que se usa no tempero dos alimentos quanto o que está presente nos alimentos comprados, como queijo e alimentos processados. O sal em excesso é um dos principais fatores que contribuem para a retenção de líquidos.
 
Segundo Diana Cruz, a prática regular de exercício físico também é uma forma eficaz de combater a retenção de líquidos. "A atividade física ajuda a estimular a circulação sanguínea e linfática, facilitando a eliminação de líquidos acumulados no organismo", explica a nutricionista.
 
Por fim, a nutricionista recomenda o consumo de chás de cavalinha, dente de leão e hibisco como aliados na luta contra a retenção de líquidos. No entanto, é importante que estes chás sejam consumidos diluídos, principalmente se a pessoa estiver a tomar medicação.
 
É importante lembrar que a retenção de líquidos pode ser um sinal de problemas de saúde mais sérios, como insuficiência cardíaca, doença renal ou hepática, por exemplo. Portanto, se a retenção de líquidos for persistente e acompanhada de outros sintomas, é importante procurar um médico para avaliação e tratamento adequado.
 
(Por: NMBR)