PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Fernanda Porto

Fernanda Porto.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Natural da cidade paulista de Serra Negra, Fernanda Porto é uma exímia cantora, compositora, produtora musical e multi-instrumentista brasileira que popularizou o estilo drum 'n' Bossa (mix de drum 'n' bass e bossa nova profetizado por Xerxes de Oliveira e Joe S). 
Seu primeiro álbum vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil e fez de Fernanda Porto uma cantora reconhecida internacionalmente. Faz grande sucesso na Europa por ter suas canções entre as mais pedidas nas discotecas europeias. 
A artista nunca enxergou limites entre ritmos e estilos, conseguindo assim encontrar uma identidade única ao trazer elementos da nova música eletrônica para o universo da canção brasileira.
Entre seus principais sucessos, estão canções de sua autoria como 'Sambassim', 'Tudo de Bom', e 'Amor Errado', além de releituras para clássicos de compositores brasileiros como 'Só tinha de ser com você' (Jobim/Aloísio de Oliveira), 'Roda Viva' (Chico Buarque), com participação do autor e 'Sampa, de Caetano Veloso.
Em sua carreira fonográfica, lançou sete álbuns autorais, sempre assinando a produção musical e um DVD gravado ao vivo: 'Fernanda Porto' (2002), 'Giramundo' (2004), trilha sonora do filme 'Cabra Cega' (2005), 'The Best Off' (2005), 'Fernanda Porto ao Vivo' (2006-DVD e CD) com participação de Daniela Mercury, 'Autorretrato (2009), 'Corpo Elétrico e Alma Acústica' (2020) e seu mais recente 'Contemporâne@' (2022) interpretando ao piano canções de novos autores da música brasileira, com excelente repercussão da crítica musical.
Em sua trajetória como intérprete, gravou e produziu muitas canções de autoria de grandes nomes da música nacional a exemplo de Marina Lima, Taiguara, Roberto e Erasmo Carlos, Jobim/Vinicius, entre outros.
Foi duas vezes nomeada ao Grammy Latino, teve Disco Duplo de Ouro em seu disco de estreia e ganhou o VMB (MTV) de melhor videoclipe de música eletrônica. Já gravou com nomes como Chico Buarque, Marina Lima, Toni Garrido e Daniela Mercury.
Com uma carreira consolidada, seu talento a levou a turnês internacionais pela Europa, Estados Unidos e Japão. Fernanda já dividiu  palco com artistas de diversas gerações como Elza Soares, Zélia Duncan, Frejat, João Donato, Toni Garrido, Fernanda Takai, Paula Lima, Chico César, Marcos Valle, Banda Bossacucanova, Roberto Menescal, Marina Lima, entre outros.
Paralelamente à carreira artística, Fernanda Porto sempre se dedicou à criação e produção de trilhas sonoras para cinema e documentários. Entre elas, destaque para a do filme 'Cabra Cega', de Toni Venturi, lançada em CD que vendeu mais de oito mil cópias e arrebatou os prêmios de Melhor Trilha Sonora no Festival de Cinema de Cuiabá, II Festival de Cinema de Maringá e II FEst-Cine de Belém do Pará.
Entrevistada com extrema excelência pelo Bacanudo.com, a multifacetada e mega talentosa artista citou algumas das suas preferências cotidianas, que o leitor vai conhecer abaixo. Ela é o máximo!   
 
*Meu livro - "O Nome da Rosa", de Umberto Eco.
*Meu filme - "A mulher do lado", de François Truffaut.
*Minha música - "Retrato em Branco e Preto" (Tom Jobim/Chico Buarque).
*Minha cidade - O Rio de Janeiro.
*Minha cara - Olhar no fundo dos olhos.
*Minha bebida - Saquê.
*Minha comida - Combinado de sushi.
*Minha estação do ano - O outono.
*Meu paraíso - Aqui, agora.
*Minha fraqueza - Nunca achar que está perfeito o que faço.
*Meu pecado - Quando preciso dizer mentiras brancas.
*Meu vício - Os amigos.
*Meu medo - Nenhum.
*Minha flor - Flor de lótus.
*Meu esporte - Tênis e caminhadas.
*Meu lazer - Dança, fotografia.
*Minha etiqueta - Saber a hora e falar e ahora de calar.
*Meu cheiro - De eucalipto.
*Meu ídolo - 'Caetano Veloso'.
*Meu sonho - De igualdade entre as pessoas.
*Minha inspiração - O inesperado.
*Meu arrependimento - De ficar calada quando foi preciso dizer.
*Meu compositor - 'Tom Jobim'.
*Meu restaurante - 'Mercearia do Conde', em São Paulo.
*Minha paisagem - Dos Lençóis Maranhenses.
*Minha indiferença - Para gritos.
*Meu exagero - Experimentar arranjos para uma canção até gostar.
*Minha impaciência - Acontece sempre de manhã.
*Meu lugar no mundo - Ainda vou descobrir.
*Meu lugar na casa - No meu estúdio.