PUBLICIDADE

Banner

Primeira mulher trans a assumir o cargo na Alese

Linda Brasil posse.jpeg

(Foto: Divulgação)


 
Dia 1º de fevereiro de 2023! Essa data ficará marcada na história de Sergipe, tendo Linda Brasil (Psol), mais uma vez, como a principal protagonista da história política do estado. Pela primeira vez, uma mulher trans toma posse ao cargo de deputada estadual. Em um ato simbólico, na Travessa José de Faro, que liga a Câmara Municipal de Aracaju à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), dezenas de sergipanas e sergipanos, representando as mais diversas pautas e movimentos, acompanharam a deputada empossada numa caminhada representando a transição da atuação política, que sai dos limites territoriais da capital sergipana para ocupar um espaço a nível estadual. 
 
Linda Brasil foi eleita com 28.704 mil votos, sendo a deputada estadual mais bem votada em Aracaju. A posse da nova parlamentar da Casa Legislativa de Sergipe traz muitas expectativas  aos segmentos sociais que não se sentem representados pela atual conjuntura política do estado. A parlamentar garantiu que as sergipanas e sergipanos podem contar com uma mandata transparente, atuante e que não será cooptada pelos vícios de um sistema político.
 
Emoção
 
Com o feito histórico, a deputada reforçou a responsabilidade. “Essa é a primeira vez que uma mulher trans sobe a rampa da Alese, pela porta da frente, para tomar posse de um cargo que, tradicionalmente, é ocupado por homens brancos, cis, heteronormativos e de famílias tradicionais. O número de mulheres ainda é muito pequeno, já que somos maioria da população. E ser a primeira mulher trans a quebrar essa barreira aumenta a minha responsabilidade e o meu compromisso. E, no parlamento, serei a voz das pessoas LGBTQIAPN+, das pessoas negras, das professoras e professores, da juventude, das pessoas com deficiência, e de todas as pessoas que têm os direitos humanos violados. Vamos, juntes, transformar o modo de fazer política”, falou Linda Brasil.
 
(Por: Assessoria)