PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Cristina Amaral

Cristina Amaral.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Pernambucana da cidade de Sertânia, Cristina Amaral começou suas atividades artísticas ainda criança quando fez parte de um grupo jovem e cantava em templos da igreja católica, foi convidada a ocupar o posto de vocalista da Orquestra Marajoara, depois ingressou no grupo 'Os Tropicais' onde durante alguns anos teve o privilégio de dividir o palco com o talentosíssimo cantor e compositor Flávio José.
Em 1990 Cristina deu o pontapé na sua carreira solo e ela participou e venceu o festival 'Recifrevo. No ano seguinte participou do 'Canta Nordeste', festival pilotado pela Rede Globo Nordeste, conseguindo a segunda colocação além de ter sido premiada como melhor intérprete com a música 'Cidade Grande, composta por Petrúcio Amorim.
A partir daí Cristina recebeu convites e participou dos CDs Recifrevo I e II, somando o seu talento ao de artistas consagrados a exemplo de Chico Buarque de Hollanda, Alceu Valença, Maria Bathênia, Paulinho da Viola, Geraldo Azevedo, Lenine, entre outros. Na sequência veio o CD Forró Brasil, com Gilberto Gil, Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença e outros.
Cristina Amaral reperesentou Pernambuco por várias vezes, sempre soltando a voz em ritmos regionais viajando em turnês internacionais pela Europa, mais precisamente, Holanda, Projeto Boi Voador (Caravana do Frevo do Teatro Paradiso), Áustria, Palácio de Schönbrunn, conhecido também como Palácio de versalhes de Viena, Suiça, Portugal e França, juntamente com Alceu Valença, Antúlio Madureira, André Rio, Elba Ramalho... Participou também por duas vezes do icônico Festival de Montreux, na Suiça, e em 1988 teve uma música sua inserida no CD 'Montreaux Jazz Festival'.
Gravou com artistas importantes da Música Popular Brasileira a exemplo de Dominguinhos, Elba Ramalho, Caju e Castanha, Gaby Amarantus, Naná Vasconcelos, Geraldo Azevedo, Lia Sophia, Lucy Alves e Fafá de Belém.
Ao longo da sua carreira, Cristina Amaral conta com uma discografia de 17 Cds e 2 DVDs e ultrapassa a marca de 70 mil cópias, além de contabilizar vários sucessos nos 38 anos dedicados à música.
No último sábado, 20 de agosto, Cristina Amaral estreou no Teatro do Parque, cineteatro localizado na cidade do Recife, o show 'Nas Estradas de Paulo Diniz', espetáculo impregnado de memórias afetivas, onde ela não só homenageia o saudoso cantor e compositor, como reúne sucessos e música inédita.
"A obra de Paulo Diniz representa muito, até hoje, porque marcou a minha infância, quando eu estava me descobrindo na música. Eu tinha 8 anos de idade e o ouvia muito no rádio. Eu ficava com um caderninho, esperando a música que eu gostava tocar e queria aprender a letra, então copiava o que podia e tinha que esperar ela tocar de novo pra terminar de escrever toda a letra", conta Cristina.
Entrevistada pelo Bacanudo.com, Cristina Amaral citou algumas das suas preferências do dia a dia. Conheça!
 
*Meu livro - "Amor & Ódio", de Christina Lauren.
*Meu filme - "O Farol das Orcas", dirigido por Gerardo Olivares.
*Minha música - "Minha Voz, Minha Vida", de 'Caetano Veloso'.
*Minha cidade - Sertânia, em Pernambuco.
*Minha cara - ...de paisagem pra gente chata.
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Todas (rsrs).
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - A minha família.
*Minha fraqueza - Ficar triste quando não consigo resolver algo.
*Meu pecado - O da gula.
*Meu vício - Música.
*Meu medo - Da morte.
*Minha flor - Orquídea.
*Meu esporte - Handebol.
*Meu lazer - Viajar com a família.
*Minha etiqueta - Tratar as pessoas sempre bem.
*Meu cheiro - De flor.
*Meu ídolo - 'Gal Costa'.
*Meu sonho - Por um mundo onde exista mais respeito ao próximo.
*Minha inspiração - 'Gal Costa'.
*Meu arrependimento - Não tenho arrependimentos.
*Meu compositor - 'Paulo Diniz'
*Meu restaurante - A cozinha da minha casa.
*Minha paisagem - Do sertão.
*Minha indiferença - Pra gente preconceituosa.
*Meu exagero - Amor.
*Minha impaciência - Para a intolerância.
*Meu lugar no mundo - No palco.
*Meu lugar na casa - No jardim.