PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Rita Porto

Rita Porto.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Portuguesa nascida na cidade do Porto, a atriz Rita Porto iniciou os seus passos “nas tábuas” pela Academia Fernanda Canossa, onde estudou ballet clássico durante 12 anos, certificada duplamente pela “Royal Academy of Dance” e pela ”Imperial Society of Teachers of Dancing “, e logo percebeu que estar no palco era como estar em casa.
Também muito cedo descobriu o teatro e desde então frequentou inúmeras formações e oficinas, destacando-se Teatro e Expressão Dramática que a com a reconhecida professora Hermínia Menezes, entre outros.
Com 'Se os tubarões fossem homens', de Bertold Brecht e encenação de Hermínia Menezes, ganhou o prêmio “Revelação” no IV Encontro Nacional de Teatro.
Pertenceu ao Teatro Independente Pronto, estreou-se profissionalmente em Lisboa, e colaborou com o Grupo Zero, dirigido por Almeno Gonçalves.
A par do teatro, construiu uma sólida carreira de 23 anos como cantora profissional, não só como voz feminina do grupo DRSAX como a solo, com digressões internacionais, tendo atuado nas principais salas de Portugal, Itália e Brasil, onde vive há oito anos, tendo feito mais de 300 shows nas mais emblemáticas casas de shows do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Já no Brasil, frequentou algumas oficinas e workShops de teatro, TV e cinema e foi escalada para três produções cinematográficas brasileiras. 
Ainda em 2018 rodou o primeiro longa 'Sete Chaves e uma Mensagem', de Alessandro Barcellos e Edi Wilson, que estreou na plataforma Amazon Prime no primeiro semestre de 2020 e já está em pré-produção do segundo longa 'Obscuro - Um Caminho sem Volta', também de Alessandro Barcellos e Edi Wilson, com grande elenco (Esténio Garcia, Solange Couto, Mario Gomes, André Gonçalves, Marcelo Gonçalves, Marcus Weinberg, Ernani Morais, Bruce Brandão, Leandro Firmino, Hilton Castro, entre outros, que teve início das filmagens em março de 2019. Ainda nesse ano foi convidada para participar do filme 'Ricos de Amor' uma produção original da Netflix em parceria com a produtora ANANÃ, de Julio Uchoa e direção de Bruno Garotti, onde contracenou com Ernani Moraes, Danilo Mesquita, entre outros. 
No primeiro semestre de 2020 foi convidada para dar corpo e voz à Dra Iara (psicoterapeuta) na novela das 19h da Globo, 'Salve-se Quem Puder', de Daniel Ortiz, que interrompeu as gravações por causa da pandemia e sofreu reajustes na trama.
No teatro, estreou aqui no Brasil na comédia como Bela na peça 'Seis Sogras', texto de Kyra Kahu e direcao de Matheus Guelsi, que esteve em cartaz durante os meses de junho e julho nos Teatros Cândido Mendes e Vanucci; tendo feito a última apresentação já em outubro de 2019.
Rita Porto está empenhada noutros projetos, entre eles, uma peça (texto e direção de Márcio Azevedo, mesmo autor da peça de grande sucesso 'Eu Sempre Soube', interpretada por Rosane Goffman ), 'Estranha Forma de Vida', espetáculo apresentado no primeiro trimestre de 2020, no Real Gabinete Portugues de Leitura (com excelentes crítica e aceitação), e que tinha estreia prevista com uma primeira temporada no Teatro Glaucio Gil a partir do dia 08 de abril e que retomará assim que se reúnam todas as condições possíveis.
No ano passado, foi convidada a fazer uma participação no filme 'Zumbi, Quilombo dos Palmares', dando vida a Joaquina, uma amiga da famosa Chica da Silva. E já este ano de 2022 estará em mais duas produções brasileiras: uma a ser rodada no Nordeste, 'Nas Mãos De Deus' e outra que tem como tema a violência doméstica 'Não me subestime'. 
A artista Rita Porto possui carteira profissional em Portugal e aqui no Brasil, portanto pode desenvolver o seu trabalho nos dois países. Veja abaixo algumas preferências cotidianas dela.
 
*Meu livro - "Antologia Poética", de 'Eugenio de Andrade'.
*Meu filme - "Doce Novembro", dirigido por Pat O' Connor.
*Minha música - "Nessum Dorma", com Luciano Pavarotti.
*Minha cidade - Porto (Portugal).
*Minha cara - Saltos e brilho.
*Minha bebida - Whisky.
*Minha comida - Ostras.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - A minha casa.
*Minha fraqueza - Difícil dizer não.
*Meu pecado - O da gula.
*Meu vício - Cigarro.
*Meu medo - De ficar invisível.
*Minha flor - Tulipa.
*Meu esporte - Natação.
*Meu lazer - Ver seriados e filmes.
*Minha etiqueta - Autêntica, excêntrica.
*Meu cheiro - Do perfume Addict, de Dior.
*Meu ídolo - Tenho alguns, ex: minha avó.
*Meu sonho - Ser reconhecida pelo meu trabalho.
*Minha inspiração - A vida.
*Meu arrependimento - O passado já foi, amanhã tento fazer melhor aprendendo com os erros.
*Meu compositor - 'Vinícius de Moraes'.
*Meu restaurante - 'Azumi', no Rio de Janeiro. 
*Minha paisagem - Pôr do sol na Foz do Douro, em Porto (Portugal)
*Minha indiferença - Para gente mesquinha.
*Meu exagero - Acreditar demais.
*Minha impaciência - Qual delas?
*Meu lugar no mundo - Ser precisa para alguém.
*Meu lugar na casa - O que abraça.