PUBLICIDADE

Banner

Como combater a retenção de líquidos

retenção de líquido 2.jpg

 
A retenção de líquidos é um problema que afeta muitas mulheres, sobretudo nos pés e pernas. Esta retenção consiste na formação de edemas (inchaços) devido ao acúmulo de líquido no espaço que envolve os tecidos e os órgãos do corpo.
 
Quando o corpo não consegue eliminar os fluídos em excesso através da transpiração ou da urina, tende a retê-los. O inchaço, sensação de peso nas pernas, a diminuição da quantidade de urina produzida durante o dia e má circulação são alguns dos sintomas da retenção de líquidos.
 
Esse inchaço pode ser provocado por alterações hormonais, sedentarismo, alimentação desequilibrada, alimentação rica em sódio ou carboidratos, falta de hidratação, a má circulação, alguns medicamentos, alterações ou distúrbios hormonais, o tempo mais quente ou, entre outros, o uso de roupa apertada, etc. Estes são alguns dos fatores que influenciam o metabolismo causando retenção de líquidos.
 
Quando começamos a alimentar-nos de forma mais saudável, a primeira coisa que perdemos são líquidos porque deixamos de reter toxinas. O mesmo acontece se reduzir o sal, evitar bebidas alcoólicas, fazer exercício físico, beber muita água e comer mais alimentos ricos em magnésio.