PUBLICIDADE

Banner

Plástico: perigo à vista!

Agua-engarrafada.jpg

 
Chega até a ser redundante e repetitivo continuar falando que o nosso corpo é composto em grande parte por água, então, mantê-lo hidratado é mais que essencial, não é mesmo? Principalmente nessa época do ano onde a temperatura chega a pontos elevadíssimos. A partir daí, devemos ter uma atenção mais que severa com a hidratação, pois costumamos suar e nosso organismo perde líquidos e minerais, principalmente debaixo do sol em praias e piscinas, ou mesmo transitando por aí. 
Mas, além da preocupação que devemos ter com a hidratação, temos que pensar também no local em que armazenamos nossa água. Você sabia que existe um componente em algumas garrafas de plástico que podem trazer graves perigos à nossa saúde? 
O Bisfenol A - BPA -, por exemplo, é uma substância química orgânica utilizada na produção de plásticos e resinas. Ela pode afetar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo, trazendo danos à saúde, como infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer. 
Além disso, pesquisas feitas por especialistas no assunto afirmam que essas alterações hormonais podem causar aborto, anomalias, tumores no trato reprodutivo, déficit de atenção, de memória visual e motor, diabetes, diminuição da qualidade e quantidade de esperma em adultos, hiperatividade, doenças cardíacas, entre outros. 
Mesmo que ainda não tenha sido comprovado cientificamente os perigos do plástico BPA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - determinou, desde o início de 2012, a proibição da venda de mamadeiras ou outros utensílios para lactantes e embalagens de alimentos que contenham a substância, pois a contaminação da água pelo plástico BPA acontece com facilidade.
Resumindo, todo cuidado é pouco na hora de andar com uma garrafinha pet por aí, ou deixar dentro do carro fechado para consunir de acordo com a necessidade. O aconselhável é consumir na hora e descartar, sem que haja o armazenamento do líquido na embalagem. Diante disso, opte pelas inúmeras garrafas disponíveis hoje no mercado e geralmente bastante utilizadas durante os treinos nas academias, que não causam perigos à saúde.