Nesta sexta-feira, 28 de junho, é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data teve origem no ano de 1969, em Stonewall Inn, Greenwich Village (Estados Unidos) e marca o dia em que gays, lésbicas, travestis e drag queens enfrentaram policiais e iniciaram um protesto em prol do movimento pelos direitos LGBTQIA+ nos EUA. O acontecimento, conhecido como Stonewall Riot (Rebelião de Stonewall), se estendeu durante seis dias e como uma reação às ações da polícia que, segundo os manifestantes, promovia batidas e revistas humilhantes em bares, clubes de casas noturnas focadas no público LGBTQIA+ de Nova Iorque.
Esses protestos são considerados o início do movimento, que desde então só tomou cada vez mais força. Por isso o dia 28 de junho é conhecido mundialmente como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Uma data para celebrar as vitórias sociais já conquistadas, mas também para relembrar que ainda há um longo caminho a ser percorrido, além de incentivar a conscientização sobre respeito e aceitação.
Diante desse cenário de luta social, existem diversas ONGs e empresas no Brasil que apoiam e ou ajudam pessoas LGBTQIA+ que se encontram com algum tipo de dificuldade, seja financeira, de integração social ou que vivem uma situação de violência ou abandono. O Dia do Orgulho LGBTQIA+ tem como principal bandeira o respeito!