PUBLICIDADE

Banner

Pesquisador sergipano assina capítulo em livro nacional

Ilzver Matos.jpg

Dr. Ilzver Matos (foto: divulgação)


 
Abrir caminhos para as lutas do povo de santo e fechar corpos contra o racismo religioso. Este é o principal objetivo do segundo volume do livro “Direitos dos Povos de Terreiro”, obra composta por 12 capítulos escritos por estudiosos e especialistas no assunto, e um deles é o pesquisadordo Instituto de Tecnologia e Pesquisa e professor da Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes, Dr. Ilzver Matos, que, em parceria com Pedro Meneses Feitosa Neto, ex-orientando do pesquisador, escreveu o segundo capítulo da obra: “Advocacy e litigância estratégica em defesa dos povos de terreiro e contra o racismo religioso em Sergipe”. 
 
A escolha da quantidade de capítulos não foi aleatória, pois, remete aos 12 quiabos do amalá de Xangô (comida preferida do orixá) e aos 12 ministros guardiões da justiça afro-brasileira.
 
Dividido em duas partes, o livro oferece profunda análise dos processos do racismo religioso, o impacto que ele causa e as perspectivas políticas existentes, considerando os efeitos dele nasfuturas gerações. A obra também aborda os diferentes processos estratégicos, organizativos e de outros arranjos em busca de justiça, da efetivação dos direitos das religiões de matriz africana e da ampliação da democracia brasileira.