PUBLICIDADE

Banner

Vitamina C para manter a massa muscular após os 50 anos

50 anos.jpg

(Fonte: Reprodução)


 
Da próxima vez que for às compras certifique-se que, em vez da proteína em pó ou das claras de ovo, leva alimentos ricos em vitamina C. Um novo estudo da Universidade de East Anglia conclui que esta vitamina pode ser fundamental para manter os músculos fortes após os 50 anos.
 
No estudo, publicado no Journal of Nutrition, os pesquisadores observam que os adultos mais velhos que tomam grandes quantidades de vitamina C tendem a ter a massa muscular esquelética mais forte e saudável.
 
A perda de força e massa muscular à medida que envelhecemos é tão comum quanto os cabelos grisalhos e as rugas. Em alguns casos, essa perda de músculo pode levar a condições médicas, a alguma fragilidade e a uma qualidade de vida geral inferior. 
 
“À medida que as pessoas envelhecem, elas perdem massa muscular esquelética e força. Pessoas com mais de 50 anos perdem até um por cento da sua massa muscular esquelética a cada ano, e acredita-se que essa perda afete mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo”, explica a autora principal, Ailsa Welch, num comunicado citado pela Study Finds. “É um grande problema, porque pode levar à fragilidade e a outras consequências graves, como sarcopenia, deficiência física, diabetes tipo 2, redução da qualidade de vida e morte", acrescenta.
 
“Sabemos que o consumo de vitamina C está relacionado com a massa muscular. Ajuda a defender as células e tecidos que constituem o corpo das substâncias potencialmente nocivas dos radicais livres. Não obstante, esses radicais livres podem contribuir para a destruição do músculo, acelerando assim o declínio relacionado à idade”, continua. “Mas, até agora, poucos estudos investigaram a importância da ingestão de vitamina C pelos idosos.
 
Queríamos descobrir se as pessoas que comem mais vitamina C têm mais massa muscular do que outras pessoas".
 
E parece mesmo que a vitamina C é a chave para manter massa muscular após os 50 anos. O estudo usa dados de saúde de 13.000 adultos com idades entre 42 e 82. O consumo médio de vitamina C foi avaliado por meio de um diário alimentar de sete dias. A massa muscular esquelética também foi calculada, assim como os níveis de vitamina C nas amostras de sangue.
 
(Fonte: Notícias Ao Minuto)