PUBLICIDADE

Banner

Dezembro Vermelho

Dezembro Vermelho.jpg

 
Para tentar dar uma amenizada no número de casos e conscientizar ainda mais a população para a contaminação através do vírus, o Ministério da Saúde está veiculando uma campanha chamando mais uma vez a atenção para a prevenção, testagem e tratamento do HIV/Aids.
 
Atualmente no Brasil há mais de 135 mil pessoas vivendo com HIV sem saber. Nesse número a faixa etária de 20 a 34 anos concentrou 41% dos novos casos no ano passado: nessa população, são 18,2 mil portadores. 
 
Em novembro de 2017 foi sancionada a lei que instituiu o “Dezembro Vermelho”. Desde então, além do Dia Mundial Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, passaram a ser intensificadas durante o último mês do ano as ações de prevenção, proteção, assistência e promoção dos direitos humanos de pessoas que vivem com o vírus HIV e aids. 
 
Aqui em Aracaju (SE), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está dando início, nesta segunda-feira, dia 2, a uma programação especial alusiva a esta campanha, que se estenderá até o dia 20.
 
Com isso, a SMS tem como principal objetivo informar e provocar reflexão de que é possível viver com HIV sem estigma e preconceito.
 
Na capital dos sergipanos, é no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos que as pessoas vivendo com HIV/AIDS são atendidas e acompanhadas. Além disso, a Prefeitura também oferta testes rápidos de detecção através do Previna Móvel, um veículo adaptado que realiza um primeiro diagnóstico e faz o encaminhamento para o serviço, caso seja detectado algum caso.
 
Aproveitando o clima praieiro e as competições esportivas no local, no último domingo, 1º, o Previna Móvel esteve estacionado no calçadão da Praia da Cinelândia, na Passarela do Caranguejo, realizando testes rápidos e distribuindo preservativos. A ação rendeu bons resultados perante as pessoas que circularam naquela área. Salve!