PUBLICIDADE

Banner

Liderança indígena

Joênia Wapichana.jpg

Joênia Wapichana


 
'Joênia Wapichana', nome de sua etnia, oficialmente 'Joênia Batista de Carvalho', natural de Roraima, é uma advogada brasileira, aliás, a primeira indígena do país a exercer a profissão. Para não citar somente isso e já sendo alvo de orgulho para o nosso tão desacreditado país, foi eleita ontem em sua terra natal como a primeira mulher indígena para um cargo de deputada federal no Brasil, através da "Rede Sustentabilidade", computando mais de 8 mil votos válidos.
 
Esta é a segunda vez que um indígena chega à Câmara dos Deputados. O primeiro foi 'Mário Juruna', pelo PDT, em 1982. 
 
Apresentando melhor 'Joênia', aos 8 anos de idade, ela deixou a aldeia Wapixana onde nasceu e mudou-se com a mãe para Boa Vista. Depois de concluir o ensino médio, passou a trabalhar num escritório de contabilidade durante o dia, enquanto cursava direito à noite. Formou-se em 1997.
 
Atuou na demarcação da reserva indígena "Raposa Serra do Sol", além de trabalhar no departamento jurídico do "Conselho Indígena de Roraima - CIR, e na defesa de direitos de índios à posse de suas terras na Região Norte do Brasil.
 
Foi a primeira presidente da Comissão de Direitos dos Povos indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB), criada em 2013.
 
Recebeu, em 2004, o Prêmio Reebok pela sua atuação na defesa dos direitos humanos. Em 2010, foi condecorada com a "Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura". Digna de aplausos!