PUBLICIDADE

Banner

Antena têxtil

e89a.png

Foto: Divulgação


 
Avançando cada vez mais no quesito tecnologia, investigadores da "Escola Politécnica da Universidade de São Paulo" largaram na frente e desenvolveram uma antena têxtil que pode ser incorporada nas peças de vestuário.  
 
A invenção, que por se tratar de uma antena em tecido pode ser facilmente vestida e funciona com banda larga em frequência de micro-ondas, além de melhorar a recepção de redes wireless, pode também funcionar como localizador GPS ou transmitir dados médicos do portador para clínicas ou centros de saúde. 
 
De acordo com divulgação veiculada por mídia impressa  da própria universidade, informou que trata-se de um substrato de tecido dielétrico, que não conduz corrente elétrica, e incorpora um radiador feito com tecido condutor para transmitir e receber sinais na faixa de frequências desejada.  
 
De acordo com a explicação concebida pela coordenadora da investigação, a professora 'Fátima Correra', o tecido usado no substrato é um denim, por ser um material de fácil acesso e de alta resistividade. Já o radiador, que é uma parte metálica da antena, utiliza um tafetá de poliéster com 35% de cobre puro, conhecido como PCPTF, sigla em inglês para Pure Copper Polyester Taffeta. Salve!