PUBLICIDADE

O crime está voando alto

Drone Imagem Aïda Amer  Axios.jpg

(Imagem: Aïda Amer Axios)


 
Agora os céus tomaram conta do perigo. Segundo um levantamento, o uso de drones armados pelo crime está se espalhando rápido pela América Latina — dos 670 incidentes registrados desde 2018, mais de 72% aconteceram só entre 2025 e 2026.
 
Um exemplo: Em outubro/25, o Comando Vermelho utilizou um drone para lançar uma bomba sobre forças de segurança enquanto policiais realizavam uma operação.
 
Como tudo isso começou? Nos presídios, desde 2014, drones passaram a substituir pombos que carregavam celulares, droga e arma por cima dos muros. Na sequência, eles passaram a desempenhar mais atividades e viraram armamento dos criminosos.
 
Além do Brasil, outros lugares se destacam pelo uso:
 
*No México, cartéis atacam com drones há cinco anos e também os usam pra tráfico na fronteira com os EUA.
 
*Na Colômbia, o país virou o epicentro da guerra com drones: mais da metade dos incidentes latino-americanos acontece por lá, perto de zonas de cultivo de coca.
 
Mas o drone não é só arma do crime. No Haiti — que é gravemente afetado por gangues — forças de segurança passaram a usá-lo como combate ao crime. 
 
Esse movimento não é exclusividade latino-americana: Na guerra da Ucrânia, até 90% das baixas russas hoje vêm de drones ucranianos. O Reino Unido reservou mais de £ 5 bilhões pra drones em seu novo plano de defesa.
 
(Por: the news)