Estampa clássica, ícone dos anos 50, as bolinhas, também chamada de petit-pois, polka dot ou poá, entrou no túnel do tempo e desembarcou nos armários de mulheres e homens (por que não?) com força total nesta estação, com promessa de permanência firme nas próximas.
Consagrada nos looks das pin-ups com um apelo erótico e divertido, personificado pela diva Marylin Monroe, as bolinhas tornaram-se comuns na roupa no final do século XIX no Reino Unido, e as pesquisas indicam que a estampa ficou popular com a chegada de imigrantes do leste europeu na América, também no mesmo século.
Há quem afirme e atribua a paternidade da estampa ao produtor cinematográfico Walt Disney, pois a personagem Minnie Mouse foi criada em 1928 e ele queria algo diferente das listras e xadrezes, que “bombavam” nos catálogos de moda da época, e a ratinha ficou mundialmente famosa com sua roupinha maravilhosa de poás.
Deixando de lado a história do surgimento, uma coisa é certa: as bolinhas dão um toque feminino, divertido e original nas produções e, além disso, a moda vintage chegou para ficar. O melhor? Hoje, além do preto e branco, existem inúmeras combinações de cores para a livre escolha – em saias, blusas, vestidos, calças, shorts, t-shirts e até acessórios .
A sugestão para quebrar um pouco o romantismo do delicado grafismo é investir em combinações inusitadas e casuais usando-as com jeans detonados e ou peças com fundos coloridos ou neutros. Quando for usada para o trabalho, a dica infalível é apostar na alfaiataria, para exalar um perfume mais formal.