Foto: Divulgação
Com foco direcionado para a valorização dos ingredientes regionais, além do objetivo de fomentar o setor turístico através da gastronomia, o Sebrae Sergipe, conduzido pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial - DET-, vai pilotar nos próximos dias 6 e 7 de julho, na cidade de Propriá, a cerca de 100 km da capital dos sergipanos, o "I Festival Gastronômico do Baixo São Francisco". Além da culinária regional, o evento também contará com exposição do artesanato local.
Mais de 20 estabelecimentos participação do festival, entre bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, docerias e panificações dos municípios de Propriá, Cedro de São João, Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Santana do São Francisco e Amparo do São Francisco. Cada estabelecimento inscrito apresentará ou escolherá um prato cuja receita seja composta ao menos por um ingrediente produzido na região do Baixo São Francisco sergipano, como a carne do sol, os laticínios, pescados, mariscos, doces, coco e seus derivados, pólen e mel. O prato criado será apresentado e comercializado durante os dias do festival, que será realizado na AABB da cidade de Propriá.
Qualquer pessoa interessada terá acesso livre ao festival, onde vai poder degustar os pratos regionais a preços promocionais, no horário das 11h30 às 14h30 e das 17h30 às 21h00, ao som de música ao vivo.
Antecedendo o Festival Gastronômico do Baixo São Francisco, os restaurantes cadastrados nessa fase do projeto participarão do Curso de Culinária Típica, pilotado pelo chef Rodrigo Bueno, nos dias 2 e 3 de julho, e com a chef confeiteira Roberta Martins, no dia 4, ambos do SENAC de São José do Rio Preto-SP. Após o evento também serão ofertados os cursos de Atendimento ao Cliente, Gestão Financeira, Planejamento Estratégico e Manipulação e Higiene de Alimentos.