PUBLICIDADE

Banner

O 51º Encontro Cultural já começou!

grupo folclórico.jpg

(Foto: Julia Rodrigues)


 
O município de Laranjeiras realiza, até o dia 11 de janeiro de 2026, o 51º Encontro Cultural de Laranjeiras, reconhecido como um dos maiores eventos de cultura popular do Brasil. O evento é uma realização da Prefeitura de Laranjeiras e conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), reunindo uma ampla programação dedicada às manifestações culturais, atividades formativas e ações voltadas à folkcomunicação, consolidando Sergipe como referência no cenário cultural nacional.
 
A edição deste ano amplia as atividades culturais em diversos espaços da cidade histórica, reunindo teatro, dança, oficinas, apresentações de grupos folclóricos, simpósio, cortejos e ações formativas voltadas à folkcomunicação. Além do caráter artístico e cultural, o encontro movimenta a economia e o turismo local, fortalecendo a cadeia produtiva da cultura e reafirmando o compromisso do governo estadual com a valorização das tradições sergipanas.
 
Considerada berço da cultura sergipana, Laranjeiras abriga um importante conjunto arquitetônico e urbano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com igrejas, monumentos e edificações que ajudam a contar a história do estado. Durante o Encontro Cultural, a cidade se transforma em um grande palco a céu aberto, reunindo artistas, pesquisadores, moradores e visitantes em torno da valorização da cultura popular brasileira.
 
O presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Gustavo Paixão, destaca que o apoio ao Encontro Cultural de Laranjeiras reafirma a política do Governo de Sergipe de incentivo permanente às manifestações culturais. “Laranjeiras representa uma síntese da identidade cultural de Sergipe, e apoiar o Encontro Cultural significa fortalecer nossas raízes e garantir que nossas tradições continuem vivas e acessíveis às novas gerações. O Governo do Estado, por meio da Funcap, entende a cultura como política pública estruturante, que gera pertencimento, conhecimento, economia e cidadania”, destacou.
 
Já o secretário municipal de Cultura de Laranjeiras, Leomax Célio, ressalta a importância da parceria institucional e reconhece o papel do Governo do Estado e da Funcap para a continuidade, crescimento e fortalecimento do evento.
 
“É uma alegria poder contar mais uma vez com o apoio do Governo do Estado, por meio da Funcap, em um evento tão plural, diverso e representativo como o Encontro Cultural. Essa parceria fortalece nossas manifestações populares e garante que Laranjeiras continue sendo uma referência nacional em cultura”, afirmou.
Atividades Culturais

Além da programação artística e formativa, o Encontro Cultural também contará com atividades em unidades culturais administradas pela Funcap. De 5 a 11 de janeiro, das 9h às 16h, serão realizadas exposições e ações culturais na Casa João Ribeiro, no Museu de Arte Sacra e no Museu Afro-brasileiro de Sergipe.
 
Confira a programação: 
 
Local: Casa João Ribeiro
Exposição: Os Mestres da Cultura Entre Tradição e Memória
Curadoria: José Carlos de Oliva Neto
Proponente: José Carlos de Oliva Neto

Local: Museu Afro-brasileiro de Sergipe
Exposição: Entre Raízes e futuros: Elo Geracional Conectando Memória Criatividade e Saberes Ancestrais
Curadoria: Larissa Vieira e Sônia Mellone

Local: Museu Afro-brasileiro de Sergipe
Exposição: Expressão de Fé Afro-brasilera: Águas que Lavam
Curadoria: Aldo Pequeno
Proponente: Aldo Pequeno

Local: Museu de Arte Sacra
Exposição: Entre Relíquias e Histórias: O Universo Sacro de Verônica Nunes
Curadoria: José Carlos de Oliva Neto
Proponente: José Carlos de Oliva Neto
 
Local: Museu de Arte Sacra
Exposição: Representações da Artesania Sacra em Cerâmica Sergipana
Curadoria: Marcos Oliveira
Proponente: Marcos Oliveira
 
(Por: Ascom/Funcap)