
A última superlua de 2025 acontece nesta quinta-feira, 4 de dezembro e, assim como uma Lua cheia normal, aparecerá em sua plenitude durante três dias. Será possível observar o fenômeno até esta sexta-feira, dia 5.
A Lua deve nascer no horizonte na direção leste, pouco depois das 18h14 no horário de Brasília, logo após o pôr-do-sol, quando atingirá sua fase cheia já próxima do perigeu, ponto de maior aproximação com o planeta, e vai brilhar no céu até o amanhecer. Entretanto, o melhor momento para vê-la é por volta das 20 horas.
Especialistas recomendam procurar locais elevados e afastados da poluição luminosa, o que amplia a nitidez e permite acompanhar o nascer da Lua no horizonte. Apagar as luzes internas também ajuda na observação caseira. Mesmo quem prefere dormir cedo poderá apreciá-la antes do ápice do perigeu, já que o brilho se mantém durante toda a noite.
As superluas ocorrem quando uma lua cheia coincide com o momento em que o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), já que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.
O fenômeno ocorre de três a quatro vezes por ano, sempre de maneira consecutiva. Em 2026, o ano seguinte, outras três estão previstas, iniciando em 3 de janeiro.
(Por: CNN Brasil e O Globo)