
Entre os dias 14 e 16 de novembro, o Cine Walmir Almeida, em Aracaju (SE), sediará o 'Festival Internacional de Cinema Latino-Árabe' (LatinArab), com mostras de filmes árabes, em especial palestinos, e discussões com diretores e convidados. O festival faz parte da Jornada de Solidariedade à Palestina, evento que promove debates, reflexões e oficinas sobre a Palestina e suas relações com a sociedade brasileira.
Em sua 11ª edição, o LatinArab consolida 15 anos de trajetória dedicados à promoção do diálogo entre a América Latina e o mundo árabe por meio do cinema e das artes.
Criado na Argentina, o LatinArab tornou-se um dos poucos festivais internacionais dedicados ao cinema árabe na região, construindo ao longo de sua história uma plataforma de trocas culturais e artísticas baseada em valores de solidariedade, diversidade e descolonização dos imaginários.
“Esta 11ª edição marca um momento histórico: o relançamento do festival com uma programação ampliada que, pela primeira vez, inclui Argentina, Brasil, Chile e México, conectando nossas geografias através da linguagem universal do cinema”, disse o cofundador e codiretor do LatinArab, Christian Mouroux.
A abertura do Festival será na sexta-feira, 14 de novembro, às 19h, com a exibição do filme 'Palestina 36' (2025), da palestina Annemarie Jacir, que acompanha um jovem durante o domínio do Império Britânico na Palestina dos anos 1930.
No sábado, 15, o festival será iniciado às 14h, com a exibição do filme 'A quem eu pertenço' (2024), da diretora tunisiana Meryam Joobeur, que aborda a tensão pela busca da verdade e do amor materno no norte da Tunísia, em que algo sombrio começa a emergir. Às 16h, o filme 'Era uma vez em Gaza” (2025), de Tarzan Nasser e Arab Nasser, vai ocupar a telona. Após a exibição, os pesquisadores palestinos Basil Faraj, Mai Al-Battat e Suzan Abdalwajjad abrirão um debate sobre o filme e a Palestina.
O encerramento do 'Festival Internacional de Cinema' acontecerá no dia 16, a partir das 15h, com a exibição dos filmes 'Os bastidores' (2024), de Alef Ben Mahmoud e Khalil Benkirane, e 'Onde está o Iman?' (2024), de Abrar Qari. Após os filmes, a cineasta saudita Abrar Qari conversará com o público sobre os seus filmes, cinema e política.
O LatinArab é um evento que faz parte da programação da Jornada de Solidariedade à Palestina, promovido pelo Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade Federal de Sergipe (CEAI-UFS), pelo Instituto Ibrahim Abu Lughod da Universidade de Birzeit, na Palestina, pela organização CineFertil, da Argentina, entre outras instituições. A Jornada inicia no dia 14 e segue até o dia 23 de novembro.