Por mais um ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Sergipe (SBM-SE) intensifica a campanha do 'Outubro Rosa' e se soma ao programa 'Meu Combustível Salva', ação que incentiva o abastecimento em postos de combustíveis revertido para a realização de mamografias gratuitas para as mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto é pilotado desde 2021 pela mastologista Carolina Argolo, atual presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Bahia e idealizadora do canal 'Seio que Cuido', de Salvador. Por meio dele, os consumidores poderão ter acesso a descontos na hora de abastecer o carro em qualquer um dos postos que estejam com a marca do programa. Em 2025, a campanha alcança os estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.
"Iniciativas positivas merecem ser fortalecidas. O 'Meu Combustível Salva' reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, como uma alternativa inovadora e solidária para promover a saúde feminina. Durante este mês de outubro, os motoristas que abastecerem em postos parceiros da campanha e que estejam identificados, recebem um desconto de R$ 0,20 por litro de gasolina V-power pelo aplicativo ShellBox. Ao mesmo tempo, eles colaboram para que parte da receita seja destinada à realização de mamografias gratuitas. É o exame que consegue fazer o diagnóstico do câncer de mama a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo identificar a doença, mais cedo são as chances de cura', destacou a presidente da SBM-SE, Aline Valadão.
A idealizadora do projeto, Carolina Argolo, conta que a ação já proporcionou mais de 7 mil mamografias gratuitas às pacientes do SUS. “Nossa expectativa é mobilizar todos os sergipanos neste ato de amor e empatia às pacientes em tratamento com câncer. Vidas são transformadas. Ficamos felizes ao ver a participação de quatro estados parceiros e nosso foco é ampliar cada vez mais o acesso a esse exame imprescindível. A cada edição, alcançamos mais mulheres e orientamos a população sobre a importância dos hábitos de vida saudáveis, do autocuidado diagnóstico precoce e da prevenção”, destaca Carolina Argolo.
(Com informações da SBM-BA)