(Foto: Júlia Rodrigues)
Após passar por um processo de restauro estrutural e de acervo, o 'Museu Histórico de Sergipe', fincado na Cidade Mãe sergipana, São Cristóvão, voltou a receber o público e tem registrado um grande fluxo de visitantes.
Na última terça-feira, 12 de agosto, estudantes, moradores e turistas de diferentes estados e países percorreram as salas temáticas e exposições temporárias que ocupam o prédio. O Museu é mantido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Secretaria Especial da Cultura (Secult).
O espaço reúne um complexo de 15 salas, planejadas para conectar dois eixos principais: História e Artes Visuais. O primeiro busca compreender e interpretar o tempo e o espaço, refletindo sobre mudanças e permanências e preservando a memória individual e coletiva. O segundo explora o campo do sensível, dialogando com a razão e ampliando a percepção por meio de obras que vão do moderno ao contemporâneo.
Funcionamento
O 'Museu Histórico de Sergipe' está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo e-mail: rosangelareis@funcap.se.gov.br.
Museu Histórico de Sergipe
O espaço que contempla história e arte é mantido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e Secretaria Especial da Cultura (Secult), e é parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça São Francisco. O espaço possui arquitetura colonial e elementos de arte barroca. O prédio, originalmente do século XVIII, já serviu como palácio do Poder Executivo no período provincial, época em que São Cristóvão era a capital sergipana.