(Foto: Divulgação)
O artista visual Fabio Sampaio vai celebrar o 'Dia Nacional das Artes no Brasil', comemorado nesta terça-feira, 12 de agosto, com uma intervenção artística/site-specific inédita e de grandes proporções a ser instalada no Palácio Fausto Cardoso, em Aracaju (SE).
A partir desta terça-feira, 'Pulsar - Um Poema de Plástico e Sol', uma obra efêmera de arte contemporânea, ficará exposta não para o lado de dentro do prédio, mas para a área externa, causando uma interferência belíssima na paisagem do Centro Histórico de Aracaju.
Em todas as janelas, serão avistadas composições de imagens gráficas, aplicadas em adesivo vinil transparente e colorido, que irão transformar os vidros num enorme vitral, que se unirá à estrutura arquitetônica e ao entorno do prédio, tornando-se um conjunto único, incorporando o ambiente à obra, que só ganhará sentido a partir dessa experiência sincrônica.
Todo o processo de transformação da paisagem, desde a operacionalização até a instalação do site-specific, será gravado para garantir a memória dessa vivência. Essa gravação se tornará um videoarte com falas de pessoas em situação de rua que há muito tempo usam aquela região como moradia.
Fabio Sampaio percebeu que essa é uma oportunidade para refletir, no 'Dia Nacional das Artes', sobre o papel da arte na sociedade e sobre a garantia do direito cultural, reconhecendo a importância da população em situação de rua poder participar de processos artísticos, ultrapassando padrões de exclusão e discriminação por meio de diálogos de pertencimento que deixam transparecer questões muito além de uma ação artística.
Este projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, realizado com recursos da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (funcap), Governo do Esatdo de Sergipe, Ministério da Cultura e Governo Federal.