PUBLICIDADE

Banner

O Gonzagão foi repaginado e está novinho em folha

Gonzagão.jpg

(Foto: Arthur Soares)


 
O Gonzagão está de volta e repaginado! O governador Fábio Mitidieri entregou, nesta terça-feira, dia 24, Dia de São João, a revitalização do Complexo Cultural Gonzagão, no conjunto Augusto Franco, zona Sul da capital. A obra teve o investimento de R$ 2,1 milhões e conta com adaptações para maior acessibilidade para o público. 
 
Reconhecido como um dos principais espaços dedicados à cultura popular sergipana, o equipamento recebeu melhorias que priorizam acessibilidade, inclusão e a valorização das manifestações culturais do estado. 
 
O secretário especial de Cultura, Valadares Filho, relembrou que o Gonzagão foi construído em 1990, durante o governo de seu pai, Antônio Carlos Valadares. “É um momento histórico para a cultura sergipana e tenho acompanhado de perto os investimentos que o governador tem feito. Foi no governo do meu pai que o Gonzagão foi erguido, mas o governo de Fábio tem injetado muitos recursos na cultura, isso deve ser destacado”, ressalta.
 
Intervenções 
 
As intervenções tiveram como foco principal a acessibilidade e a reestruturação do espaço físico, a fim de oferecer mais conforto e segurança ao público. Entre as melhorias estruturais estão a pintura dos muros e estruturas metálicas, envernizamento das madeiras, manutenção completa do telhado e a instalação de uma nova caixa acústica no palco, visando melhorar a qualidade sonora tanto para o público quanto para a vizinhança. Além disso, foi realizada a reconstrução de um novo piso de alta resistência no salão principal. Todo o sistema hidráulico, elétrico e de combate a incêndio também passou por revisão e adequação. 
 
Pensando no bem-estar dos frequentadores, a revitalização incluiu ainda a criação de jardins na fachada e no interior do complexo, além da instalação de um pergolado instagramável, que se destaca como novo ponto de convivência e registro fotográfico.  O espaço ganhou ainda um reforço no paisagismo, com áreas verdes que valorizam o ambiente e melhoram a integração com a vizinhança. 
 
Outras melhorias incluem a recuperação do telhado do espaço Gonzaguinha, a renovação do revestimento da bilheteria, a pavimentação da entrada principal e a limpeza especializada de todos os elementos em pedra. As obras de arte do artista Eurico Luiz e a estátua de Luiz Gonzaga passaram por restauração.Também foram realizadas novas intervenções de arte urbana, com grafites assinados pelos artistas Feyk Johny e Korea, que trazem elementos da cultura popular sergipana e homenageiam mestres e grupos folclóricos da região.
 
(Por: Secom-SE)