O Governo de Sergipe, de forma inédita, realizará, entre os dias 4 a 6 de julho, o primeiro 'Arrasta Fé', evento que reunirá artistas de diversas religiões, na Orla da Atalaia, em Aracaju, numa celebração pela fé e pelo respeito à diversidade, numa expansão dos festejos juninos do estado.
Ao longo dos três dias de programação, a festa ecumênica reunirá diversos públicos e destaca o compromisso do Governo do Estado em aliar as festividades populares às manifestações religiosas.
As apresentações acontecerão no palco Rogério, usado durante do 'Arraiá do Povo', que será adaptado para receber o evento. A ideia do 1° 'Arrasta Fé' surgiu após conversa informal entre o governador Mitidieri e um amigo evangélico, que argumentou ficar de fora do maior arraiá à beira-mar do Brasil, em respeito à sua religião, que pede a preservação de ambientes fora do propósito da fé.
O governador destacou o propósito e os planos para o futuro, a partir dessa primeira edição. “Que bom seria um espaço em que todos pudessem celebrar o ciclo junino à sua maneira, com a sua fé. Ele até sugeriu o nome 'Arrasta Fé' e guardei para amadurecer a ideia, desenvolvê-la da melhor forma que ela merece. Este é o primeiro 'Arrasta Fé' de muitos que esperamos fazer. A proposta é melhorarmos a cada edição”, frisa ao ressaltar que todos os shows do 'Arrasta Fé' terão transmissão ao vivo pela Aperipê TV.
O presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Gustavo Paixão, destacou o ineditismo e importância do evento. “Pela primeira vez, teremos um evento dedicado às manifestações religiosas que comemoram o São João com música, devoção e muita alegria. É um momento de celebrar e festejar as diferentes expressões de fé do nosso povo, que também fazem parte da cultura junina sergipana. O 'Arrasta Fé' reforça o nosso compromisso com uma festa democrática, que valoriza não só o entretenimento, mas, também, a espiritualidade e as tradições populares.
Assim como a gente enaltece o forró, as quadrilhas, os grupos folclóricos e os artistas locais, também abrimos espaço para que a fé, a cultura e a música caminhem juntas nessa grande celebração do nosso povo”, afirma.
Assim como foi no Arraiá do Povo, as apresentações terão início às 19h. Na sexta-feira, 4, e no sábado, 5, se apresentarão quatro bandas no palco principal e uma no Palco 360º, no intervalo entre as bandas principais. No domingo, 6, serão três bandas, sendo a última apresentação iniciada às 23h, e uma no Palco 360º.
Após uma oração, o encontro foi encerrado com a apresentação da programação. Confira:
Dia 4 de julho (sexta-feira)
*19h – Laressa Abreu
*21h – Aline Barros
*23h – Som e Louvor
*1h – Renovart
Palco 360º (intervalos) – Eli Campos
Dia 5 de julho (sábado)
*19h – Willian Sanfona
*21h – Ana Clara Rocha
*23h – Pe. Alessandro Campos
*1h – Diácono Rômulo
Palco 360º (intervalos) – Marcos Simões
Dia 6 de julho (domingo)
*19h – Descidão dos Quilombolas
*21h – Mariene de Castro
*23h – Nany Lessa
Palco 360º (intervalos) – Maria Tambor
(Por: Secom-SE)