PUBLICIDADE

Banner

Cuidando bem da barba

ANDREZZA (1).jpg

Dra. Andrezza Nascimento



A vaidade masculina está cada vez mais em alta e tem crescido o número de homens em clínicas de estética. Uma tendência que está em alta é o uso da barba e, para isso, precisam-se tomar alguns cuidados para que um visual com intenção de ser fashion e descolado, não passe a impressão de descuido e falta de higiene. 
A barba oferece uma proteção contra a incidência dos raios solares na pele abaixo dela e  adere a poluição do ar, filltrando e não deixando a poluição chegar na pele, diretamente. 
 
Alguns cuidados indispensáveis: 
 
*Precisa-se lavar a barba diariamente, de preferência com shampoos condicionadores e óleos próprios para ela. 
 
*Após o banho, quando os fios ainda estão úmidos, é bom desembaraçá-los com escova ou pente. É importante que as cerdas da escova não sejam muito moles e que os dentes do pente não sejam largos nem estreitos demais, para não quebrar os fios. 
 
*Nada de  se barbear a seco. Isso traumatiza mais a pele e o pelo pode encravar. Higienize sempre as lâminas, porque elas podem acumular fungos. O ideal é trocar o barbeador pelo menos uma vez por mês, pois lâminas velhas podem desencadear processo alérgico pelo níquel, e pelo metal que se desprende com o tempo. 
 
*Para os homens que preferem se barbear totalmente, hidratar a pele é importante. 
 
*Evitar passar a mão constantemente na barba para não deixá-la mais oleosa e nem levar bactérias de outros lugares do corpo para a face, predispondo a infecções e caspa (dermatite seborreica). 
 
Algumas outras queixas frequentes nos consultórios: 
 
*Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos. Os cabelos costumam crescer novamente, mesmo que haja perda total. Isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação. 
 
*Pseudofoliculite da barba (PFB) é uma irritação cutânea decorrente da penetração de fios de barba na pele antes de saírem do folículo piloso ou fios que saem do folículo e se curvam em direção à pele, causando uma reação estranha. A depilação a laser resolve esse problema que tanto incomoda aos homens.