Nesta quinta-feira, 8 de maio, às 19h, a Galeria de Arte J. Inácio, em Aracaju (SE), ilustra o seu espaço com a abertura da exposição 'Vô Balbino', assinada pelo artista visual Fabio Sampaio, mostra que conta com recursos da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), oriundos da Lei Complementar n° 195/2022 - Lei Paulo Gustavo.
'Vô Balbino' exibe obras bidimensionais e tridimensionais, apresentando conceitos que atravessam a poética de Fabio sobre o deslocamento, nesta seleção, materializado por meio da investigação da bagagem de um sergipano, nascido às margens do Rio São Francisco, o avô materno do artista, Antônio Balbino, que tinha um sonho de viver à beira mar, mais precisamente em Aracaju.
A investigação em torno do deslocamento propõe uma viagem interior por meio de minuciosas sensações provocadas pelo espaço íntimo, onde o artista sobrepõe camadas de lembranças de um ribeirinho, que se tornou um homem do mar, mantendo sua cultura, comportamento e crenças intactos, igual a tantos outros conterrâneos de outras regiões de Sergipe, guardiões desse grande universo do interior na capital.