(Foto: Divulgação)
Cantor e compositor nascido e criado no Rio de Janeiro, cidade em que reside até os dias atuais, José Augusto é filho único de Sofhia Cimillo Cougil e Augusto Cougil Novoa, aos 8 anos começou a estudar piano, harmonia e solfejo no conservatório nacional de música do Rio de Janeiro. Logo depois ganhou um piano de presente do pai para praticar em casa. Com 12 anos ganhou o primeiro violão, e aprendeu a tocar o básico.
Aos 14 anos participou do festival de música de Santa Teresa quando recebeu o seu primeiro prêmio como melhor interprete do festival. Dos 14 aos 17 anos, fez testes em quase todas as gravadoras do Brasil sendo reprovado em todas, até que conseguiu uma nova chance com o produtor Renato Corrêa, integrante do grupo Golden Boys tendo assim a oportunidade de cantar com a orquestra do Maestro Gaya, sendo aprovado e pronto para gravar seu primeiro disco.
A carreira do cantor e compositor começou em 1972, quando ele levou uma fita de suas músicas à então gravadora EMI.
O produtor de discos Renato Correia, logo percebeu o talento de José Augusto, e imediatamente recomendou sua contratação. Em 1972 teve sua primeira composição gravada por Cauby Peixoto. No mesmo ano gravou um compacto simples como teste. Em 1973 gravou o seu primeiro disco oficial com a música 'De Que Vale Ter Tudo Na Vida' com vendagem de um milhão de cópias.
Ao lançar seu primeiro disco em 1973, José Augusto faz sucesso com as músicas 'De Que Vale Ter Tudo Na Vida' e 'Eu Quero Apenas Carinho'. Logo em seguida ele lançou a sua carreira internacional com a música 'Luzes da Ribalta' (Candilejas), onde se consagrou com prêmios e sucessos alcançando a marca de cinco milhões de produtos vendidos, no México, Espanha, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela e grande parte latina dos Estados Unidos.
Mesmo se dedicando ao mercado latino, José Augusto continuou lançando discos no Brasil e compondo para vários artistas: Alcione, Simone, Chitãozinho e Xororó, Fafá de Belém entre muitos outros. E assim, em 1985 surgiu mais um hit, a música 'Fantasias', que rompeu o bloqueio das Rádios FM no Brasil que na época não divulgavam os artistas populares. José Augusto ainda fechou a década com uma série de sucessos; 'Sábado', 'De Igual Pra Igual', 'Chuvas de Verão', 'Eu e Você', 'Fui Eu', 'Só Você', 'Amantes', entre outros.
Consagrado no mercado latino e no cenário nacional, José Augusto abriu a década de 90 com mais um hit, a música 'Aguenta Coração' (tema da novela 'Barriga de Aluguel', da TV Globo). Devido ao sucesso da trama também no exterior, o cantor gravou a canção em espanhol e em italiano. O artista permaneceu durante meses na parada latino-americana da revista Billboard e recebeu pela primeira vez o Prêmio 'Aplauso' na categoria de melhor cantor latino.
Depois de um ano e meio no primeiro lugar nas Rádios do Brasil, ele voltou a emplacar mais um sucesso do mesmo disco, a música 'Sonho por sonho'.
A década foi marcada por vários sucessos e convidados. Xuxa participou do tema de abertura da novela 'Sonho Meu' da TV Globo, autoria de José Augusto & Carlos Colla. Com a diva da música americana Dionne Warwick, José Augusto cantou 'Quase um Sonho'. Outras canções que marcaram a década foram; 'A noite mais linda' (tema da novela 'O Mapa da Mina'), 'Bate Coração' (tema da novela 'De Corpo e Alma'), 'Te Amo' (tema da novela 'Torre de Babel'), 'Por eu ter me machucado' (Tema da novela 'A Indomada'), 'A Minha História' também gravada em espanhol e executada até hoje no Brasil e nos países latinos.
Na década de 2000, paralelamente à agenda de shows no Brasil, José Augusto seguiu fazendo shows em Portugal, Porto Rico e Angola.
Em 2001, lançou um projeto especial pela Abril Music 'De Volta Para o Interior'. O projeto relembra grandes sucessos da música regional; 'Beijinho Doce', 'Menino da Porteira', 'Vida de Viajante', além da música 'Indiferença' regravada por ele.
De 2002 a 2005, afastado do cenário musical, resolveu se dedicar às composições. Até que em 2006, com a música 'Cuba', ele retornou com a sua turnê pelo exterior e decidiu morar em Miami até o final de 2007, quando retornou ao Brasil para gravar o CD-DVD 'Aguenta Coração' ao vivo.
Dentre as curiosidades da carreira de sucesso galgada por José Augusto, podemos citar:
*Até 2009 José Augusto vendeu algo superior a 20 milhões de discos;
*Em 1991 ganhou o Troféu Imprensa como melhor cantor brasileiro do ano;
*Fez shows em mais de 30 países: Europa, África, e Américas;
*Único brasileiro a vencer o prêmio 'Olé Espanhol' por vendagem de 250 mil discos;
*Venceu dois prêmios 'Aplauso' na categoria de melhor cantor latino.
*José Augusto possui uma carreira bem consolidada no mercado hispânico, com mais de 5 milhões de cópias vendidas;
*É um dos maiores recordistas de músicas em novelas;
*É chamado carinhosamente pelos seus fãs como o 'Rei do Romantismo'.
*Já compôs com nomes como Carlos Colla, Paulo Coelho e Paulo Sérgio Valle;
*É um ilustre torcedor do Flamengo.
José Augusto está entre os artistas brasileiros que mais tem canções em trilhas de novelas. São ao todo 20 trilhas, sendo 14 apenas em novelas da TV Globo.
Com uma discografia extensa de álbuns lançados tanto no Brasil como também no exterior, José Augusto se posiciona no ranking dos maiores e célebres artistas da música brasileira.
Neste sábado, dia 5 de abril, José Augusto está de volta a Aracaju (SE), para soltar a bela voz e trilhar pelo seu repertório de sucessos românticos no show da turnê 'Histórias em Canções - 50 Anos'.
"Chegar aos 50 anos de carreira é um privilégio e uma bênção. Esta turnê é uma forma de agradecer aos fãs que estiveram ao meu lado ao longo dessas décadas, Será um momento especial para compartilharmos juntos as histórias que essas canções contam e celebramos a música que nos conecta", destaca José Augusto.
Entrevistado exclusivamente pelo Bacanudo.com, o artista citou algumas das suas predileções do dia dia, fora dos palcos e studios de gravação. Ele é show!
*Meu livro - No momento estou lendo "Muito Além do Palhaço Mais Famoso do Mundo", de Luis Ricardo.
*Meu filme - "E o Vento Levou", dirigido por Victor Fleming.
*Minha música- Tem muitas que gosto, mas escolho "Traumas", de Roberto Carlos.
*Minha cidade - O Rio de Janeiro, onde nasci.
*Minha cara - O piano e o meu violão. Eles têm a minha cara.
*Minha bebida - Eu não gosto de beber, bebo socialmente, mas a minha bebida preferida é whisky.
*Minha comida - Feijão, arroz, bife e batata frita.
*Minha estação do ano - Adoro o outono.
*Minha fraqueza - Não gosto de ver crianças pedindo esmola nas ruas e nem fazendo malabarismos nos semáforos, mas não posso fazer nada pra ajudar, porque são muitas.
*Meu pecado - Não tenho pecado.
*Meu vício - Foi o maldito do cigarro, que eu já parei há 12 anos.
*Meu medo - Uma doença que eu não consiga controlar e que me leve embora.
*Minha flor - A minha esposa.
*Meu lazer - A minha casa.
*Minha etiqueta (comportamento) - Me considero uma pessoa bastante educada, em todos os sentidos.
*Meu cheiro - Arrancar uma folhinha de limão, esfregar e sentir o cheiro. Sempre foi meu cheiro preferido!
*Meu ídolo - B.J. Thomas e Roberto Carlos.
*Meu sonho - Tenho poucos sonhos, talvez o maior seja poder continuar com a minha música até Deus permitir.
*Minha inspiração - O amor. Sempre foi!
*Meu arrependimento - Foi começar a minha carreira internacional, primeiro que a do Brasil. Eu deveria ter tido mais calma, eu e a gravadora. Mesmo assim gravei 18 discos. Mas eu fui com muita sede ao pote. Este é o meu arrependimento!
*Meu compositor - Erasmo Carlos.
*Meu restaurante - De comida italiana.
*Minha paisagem - A mesma desde que eu era menino, ver o Cristo Redentor da minha janela em Santa Tereza.
*Minha indiferença - Para as leis brasileiras. Muito brandas para aqueles que merecem uma punição maior.
*Meu exagero - A pontualidade. Sou muito pontual e exigo também que as pessoas sejam comigo também!
*Minha impaciência - Para quem marca comigo e demora muito. Aí a minha impaciência sobe, vai ao extremo.
*Meu lugar no mundo - Cantar o mundo, cada vez mais.
*Meu lugar na casa - Onde estão os meus bichinhos, tenho quatro cachorros.