PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Tiririca

Tiririca.jpg

Foto: Divulgação


 
Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido pelo nome artístico de 'Tiririca', é um cantor, compositor, humorista, e político brasileiro. Filiado ao Partido da República (PR), Tiririca foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido o terceiro deputado mais votado em toda a história do Brasil, atrás apenas de Enéas Carneiro e Celso Russomano.
Aos oito anos, começou a trabalhar em circo na cidade natal Itapipoca, no Ceará, onde atuava como palhaço e a alcunha de 'Tiririca' o acompanha desde a infância, devido à personalidade muito forte de que gozava. O apelido foi dado pela mãe, quando o filho era mal-humorado e zangado. Frase mais famosa: "Ora menino, só sendo menino mesmo, menino!" Nesta época, as apresentações de 'Tiririca' em pequenos circos, eram muito comuns aqui no Nordeste. 'Tiririca' viveu por muito tempo em Cascavel, Pindoretama, Aquiraz e adjacentes do litoral leste, no Ceará, onde tinha seus pequenos circos que animavam a cidade, valendo destacar um grande número: "Não Percam o Homem Que Vira Peixe". Com o talento passou a mostrar sua habilidade em Fortaleza e região metropolitana, onde seu sucesso e fama se tornaram cada vez mais constantes. 
Devido ao grande sucesso alcançado nesses espetáculos, os barraqueiros da região se cotizaram e pagaram as primeiras mil cópias do CD de estreia, que bateu índices recordes de vendagem mais de 1,5 milhão de cópias, isso graças à exaustiva execução nas rádios da canção de estilo regional nordestino Florentina". Distribuída inicialmente pelas regiões de Juazeiro e Pernambuco, pouco tempo depois a música se tornou conhecida nacionalmente. A gravadora Sony Music comprou o disco e o lançou nacionalmente. 'Tiririca' também bateu recordes de audiência em programas televisivos, que anteriormente pertenciam ao grupo 'Mamonas Assassinas' e outra canção que obteve relevante sucesso foi Eu Sou Chifrudo. 
Realizando uma série de espetáculos, no mesmo ano ingressou na Rede Record onde fez parte do elenco fixo do humorístico Escolinha do Barulho, abandonando temporariamente a atividade musical. Antes fora contrato da Rede Manchete aonde protagonizava um programa infantil. Posteriormente transferiu-se para o SBT, onde tinha um quadro fixo no programa A Praça é Nossa. Lançou o CD Alegria do Forró e retornou à Rede Record onde participava do programa Show do Tom, apresentado pelo também humorista 'Tom Cavalcante' até ser eleito em 2010. Em 2015, assina contrato com o Pânico na Band, no lugar de 'Wellington Muniz' (o Ceará).
No dia 3 de outubro de 2010, 'Tiririca' tornou-se o deputado federal mais votado do Brasil das eleições daquele ano, eleito pelo Estado de São Paulo com 1.348.295 (6,35%) votos. 
Sua campanha e eleição foi marcada por polêmicas. 'Tiririca' lançou sua candidatura para deputado federal pelo Estado de São Paulo por meio do Partido da República (PR). Utilizou bordões como "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", e "Pior do que tá não fica, vote Tiririca". Tais bordões debochados levaram um candidato a deputado estadual a representá-lo junto ao Ministério Público Eleitoral, sob o fundamento de que estaria afrontando o Congresso Nacional e o poder público em geral. A representação, contudo, foi arquivada.
Atualmente exerce um novo mandato como deputado federal, votou a favor do impeachment de 'Dilma Roussef' e nos finais de semana percorre o país com o seu espetáculo "A Minha História", que estará em cartaz em única apresentação neste domingo, 14, às 20h30,no Teatro Tobias Barreto, onde entre uma piada e outra ele contará um pouco da sua vida, fazendo o público dar muitas gargalhadas. Entrevistado exclusivamente para o BACANUDO.COM, acompanhe abaixo o jeito de ser simples desse nordestino guerreiro e vencedor, através de algumas das suas preferências. Desfrute!
 
*Meu livro - "Aprendendo com o sucesso", de Gerhard Gschwandtner. 
*Meu filme -  "Planeta dos Macacos". 
*Minha música - "Como é grande o meu amor por você", de Roberto e Erasmo.
*Minha cidade - Fortaleza.
*Minha cara - A alegria. 
*Minha bebida - Suco de maracujá. 
*Minha comida - Arroz papa com ovo frito.
*Minha estação do ano - O verão. 
*Meu paraíso - O meu sítio. 
*Minha fraqueza - Mulher. 
*Meu pecado - Mulher.
*Meu vício - Mulher. 
*Meu medo - De adoecer.
*Minha flor - Rosas. 
*Meu esporte - Futebol. 
*Meu lazer - Futebol. 
*Meu cheiro - De perfumes.
*Meu ídolo - São vários: Zico, Ronald Golias, Zeca Pagodinho, Roberto Carlos, Fabio Jr... 
*Meu sonho - O de continuar fazendo as pessoas sorrirem e sempre trabalhar. 
*Minha inspiração - Mamãe. 
*Meu arrependimento - De não me arrepender. 
*Meu compositor - Roberto e Erasmo Carlos
*Meu restaurante - O que tem comida boa e barata.
*Minha paisagem - Natureza, mato. 
*Meu exagero - Sexo. 
*Minha impaciência - Ficar quieto, esperar. 
*Meu lugar no mundo - No meu sítio. 
*Meu lugar na casa - No quarto.