Nos próximos domingos deste mês fevereiro, o artista visual Fabio Sampaio celebra o verão sergipano com intervenções artísticas fincadas na Orla de Atalaia. Serão duas intervenções, uma no dia 16, na Praia dos Artistas, e a outra no dia 23, na Cinelândia, em ambos os locais, das 09h às 15h.
As areias vão ser ocupadas com esculturas em formato de palito de picolé, gigantes e para todos os gostos, identificados por hashtags ao sabor da diversidade. Nas esculturas estarão gravadas frases como: Vale um #RacismoNão e Vale uma #PraiaLimpa.
Assim como os palitos premiados dos anos 80, um sucesso no Brasil, que valiam mais um picolé na hora, a proposta do artista é que cada pessoa, ao visitar a instalação, ganhe como prêmio o gosto de uma experiência artística, preenchida de memórias afetuosamente construídas por brincadeiras infantis com palitos de picolé, por vezes premiados.
O artista lembra que, quando criança, passava horas com amigos, recolhendo palitos jogados na praia, completamente envolvidos na reutilização deles como matéria-prima para brincadeiras de castelos de areia. Sem se darem conta, essa ação mirava um horizonte de consciência ambiental ao realizarem uma faxina à beira mar, uma contribuição para preservação do meio ambiente.
A intervenção artística será um convite à população para interagir com arte em um espaço inédito, efêmero e instagramável. Achou! Ganhou!