Cinéfilos sergipanos, regozijai-vos! A capital sergipana será palco da 11ª edição da "Mostra de Cinema e Direitos Humanos". A abertura solene vai acontecer nesta terça-feira, 16 de maio, às 18 horas, no Museu da Gente Sergipana, contando com apresentação musical, a presença de representantes do Ministério dos Direitos Humanos e do Instituto Cultura em Movimento - ICEM-, além da exibição de dois curtas: ‘Depois que te vi’ (de Vinícius Saramago. Temática: Direito das pessoas com deficiência) e ‘De que lado me olhas’ (de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi. Temática: Diversidade sexual / Cidadania LGBT).
Pilotada pelo Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do ICEM, a mostra acontecerá nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. A programação no Museu da Gente Sergipana vai de 16 a 21 de maio. Mas, no período de 24 a 26 de maio, as exibições serão na Universidade Tiradentes - Unit-, Campus Farolândia.
Na edição deste ano, o circuito principal conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática (que abordará questões de gênero) e Homenagem (com foco na obra da cineasta Laís Bodansky). A novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil, com a exibição de 8 curtas-metragens. Todas as exibições serão gratuitas.
A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para a consolidação da cultura e educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica, contribuindo para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.
No site da Mostra (mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br) e na fanpage é possível acompanhar quais sessões serão seguidas de debate e quais terão audiodescrição.
A organização da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Aracaju é do produtor cultural e professor universitário Mário Eugênio. Bravo!